Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Dezenas de agricultores protestam em Mogadouro contra corte e atraso dos subsídios

 Dezenas de agricultores protestam, esta manhã, em Mogadouro, contra o corte dos apoios e o atraso no pagamento de muitos


Os agricultores estão cansados de serem esquecidos pelos sucessivos Governos.

Dário Mendes, um dos organizadores do protesto, critica o abandono do sector. “Está em causa todo o sector agrícola que está ao abandono, dos sucessivos governos que temos tido. Esta última situação do não pagamento a tempo e horas das ajudas e o corte das mesmas obriga-nos a tomar esta medida. Não se aguenta mais. Os factores de produção estão elevadíssimos e os nossos produtos estão cada vez mais baratos”, afirmou.

De acordo com o agricultor, cada vez mais pessoas estão a deixar as produções, porque já não são rentáveis.

Outro dos agricultores presente no protesto foi Hélder Rodrigues. O apicultor de Miranda do Douro foi obrigado a reduzir as colmeias e queixa-se do atraso dos subsídios. “Tive 600 colmeias, neste momento tenho 24, tive uma perda de rendimentos e eu não vejo ninguém a fazer nada pelo sector da apicultura. Nunca recebemos um subsídio, sendo que é a fonte de apoio ao agricultor. Fui para agricultura biológica e de agricultura biológica ainda não me pagaram nada de subsídios. Como é que uma pessoa pode estar um ano interior em casa sem receber um subsídio?”, disse.

O excesso de burocracia para acederem aos apoios é outro dos problemas, aponta o agricultor Orlando Fernandes, produtor de amendoal, nogal e olival em Mogadouro. “A política das ajudas, principalmente dos subsídios, que são muito burocráticos. O acesso aos projectos de investimento também são muito burocráticos e queríamos isso mais simplificado, principalmente para os pequenos agricultores”, frisou, adiantando que, neste momento, não está na agricultura para “ganhar dinheiro”, mas porque gosta do que faz e porque herdou terras.  

Depois de se concentrarem no Parque de Exposições de Mogadouro, os agricultores fizeram uma marcha lenta nos tractores pela vila.

O protesto, organizado por um grupo de agricultores, serve para mostrar o descontentamento que têm no que toca a cortes aos apoios, bem como o pagamento destes, que dizem que é, muitas vezes, atrasado.

Os protestos estão acontecer um pouco por todo o país.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves/Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário