Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 3 de fevereiro de 2024

Estima-se que existam até 5000 casais reprodutores de coruja-das-torres em Portugal

 Estima-se que existam entre 800 a 5000 casais reprodutores de coruja-das-torres em Portugal Continental e na Madeira, de acordo com dados do "Relatório do 1.º censo nacional da população nidificante de coruja-das-torres (Tyto alba) – 2023".

Coruja-das-torres. Fotografia Paulo Calejo/Palombar.

A estimativa populacional da coruja-das-torres em 2023 foi realizada com base na combinação de dados do censo nacional e do PortugalAves/eBird.

O valor mínimo de casais reprodutores em Portugal continental foi estimado em 812, enquanto a estimativa máxima para o continente foi de 4844. Por forma a obter um intervalo mais conservador e a incluir a população reprodutora na Madeira os limites foram ajustados.

Vários técnicos da Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural contribuíram com dados para este censo, que contou com a colaboração de centenas de voluntários.

Este censo teve como objetivos melhorar as estimativas da distribuição e da abundância populacional da coruja-das-torres em Portugal, e contribuir para conhecer a sua tendência populacional a longo prazo.

O censo foi coordenado pela SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e pelo LabOr – Laboratório de Ornitologia, uma unidade de investigação enquadrada no MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora.

Que ave é esta?

A coruja-das-torres é uma ave de rapina noturna que apresenta atualmente uma tendência populacional negativa na Península Ibérica e na Europa. Está classificada como "Quase Ameaçada" na Lista Vermelha das Aves de Portugal Continental e de Espanha. Caça preferencialmente em áreas abertas, tais como campos agrícolas, pastagens e florestas pouco densas, evitando florestas densas e grandes extensões de matos. Ocupa também áreas urbanas, nidificando frequentemente em estruturas construídas e sendo muito tolerante à presença humana.

Sem comentários:

Enviar um comentário