segunda-feira, 18 de março de 2024

Um milhão de sonhos…

Por: Paula Freire
(colaboradora do Memórias...e outras coisas...)


É no amanhecer das noites que o teu olhar me sente como melodia dentro do toque. Acordo-me para cada ternura que vives no peito aberto à madrugada. Anoiteço em cada fundo pedaço da tua dor. Vibro a dança de cada palavra desejada, de cada sílaba não proferida. Sinto-te a verdade da lágrima e de todos os sorrisos. 
Mas é porque, na alma, me vês nuvem e névoa de sombra e claridade, que o corpo deixou de viver num grito solto de outro tempo. 
Hoje, em miragem me desfolho na tua íris de veludo e, nesse silêncio, me descobres ilusão de saudade. Onda que se espraia, lenta, sobre os areais da tua pele. Como vulto imaginado, inacabado… expressão onde moram todos os sentires de tantas vozes e tantos viveres. Praias e mares da bruma que se desvanece em gota líquida sobre marés que desconheço. Aquelas que te são sopro de vida e sangue nas veias infinitas do rosto. 
Um milhão de sonhos… foi tudo o que o universo nos mostrou possível.

@Lázaro Rios
(heterónimo de Paula Freire.

Paula Freire
- Natural de Lourenço Marques, Moçambique, reside atualmente em Vila Nova de Gaia, Portugal.
Com formação académica em Psicologia e especialização em Psicoterapia, dedicou vários anos do seu percurso profissional à formação de adultos, nas áreas do Desenvolvimento Pessoal e do Autoconhecimento, bem como à prática de clínica privada.
Filha de gentes e terras alentejanas por parte materna e com o coração em Trás-os-Montes pelo elo matrimonial, desde muito cedo desenvolveu o gosto pela leitura e pela escrita, onde se descobre nas vivências sugeridas pelos olhares daqueles com quem se cruza nos caminhos da vida, e onde se arrisca a descobrir mistérios escondidos e silenciosas confissões. Um manancial de emoções e sentimentos tão humanos, que lhe foram permitindo colaborar em meios de comunicação da imprensa local com publicações de textos, crónicas e poesias.
O desenho foi sempre outra das suas paixões, sendo autora das imagens de capa de duas obras lançadas pela Editora Imagem e Publicações em 2021, “Cultura Sem Fronteiras” (coletânea de literatura e artes) e “Nunca é Tarde” (poesia), e da obra solidária “Anima Verbi” (coletânea de prosa e poesia) editada pela Comendadoria Templária D. João IV de Vila Viçosa, em 2023. Prefaciadora dos romances “Amor Pecador”, de Tchiza (Mar Morto Editora, Angola, 2021), “As Lágrimas da Poesia”, de Tchiza (Katongonoxi HQ, Angola, 2023), “Amar Perdidamente”, de Mary Foles (Punto Rojo Libros, 2023) e das obras poéticas “Pedaços de Mim”, de Reis Silva (Editora Imagem e Publicações, 2021) e “Grito de Mulher”, de Maria Fernanda Moreira (Editora Imagem e Publicações, 2023). Autora do livro de poesia Lírio: Flor-de-Lis (Editora Imagem e Publicações, 2022).
Em setembro de 2022, a convite da Casa da Beira Alta, realizou, na cidade do Porto, uma exposição de fotografia sob o título: "Um Outono no Feminino: de Amor e de Ser Mulher".
Atualmente, é colaboradora regular do blogue "Memórias... e outras coisas..."- Bragança e da Revista Vicejar (Brasil).
Há alguns anos, descobriu-se no seu amor pela arte da fotografia onde, de forma autodidata, aprecia retratar, em particular, a beleza feminina e a dimensão artística dos elementos da natureza, sendo administradora da página de poesia e fotografia, Flor De Lyz.

Sem comentários:

Enviar um comentário