sexta-feira, 22 de março de 2024

D. Paulo Pereira, comendatário do mosteiro de Castro de Avelãs, empraza várias propriedades em Bragança. Ponte das Carvas. Ermida de S. Lázaro. Fonte do Alcaide - 10 de Dezembro de 1530

 João de Coimbra doutor em degredos, provisor e vigário geral no arcebispado de Braga pelo arcebispo D. Diogo de Sousa, autoriza que D. Paulo Pereira, do conselho de El Rei, comendatário do mosteiro de Castro de Avelãs, empraze, como de facto já tinha emprazado, as casas que o mosteiro tinha em Bragança na praça em que vive Lopo Ferreira, e umas terras nos vales de S. Francisco e outras em outro vale contra Vale de Prados, todas junto da cidade, a Francisco Ferreira e a sua mulher em três vidas. As casas partem com as que Lopo Ferreira fez de fundamento. Uma das terras no vale que chamam da Picanheira e «parte de hüa parte com Pedro Alvares irmão dos orfãos e da outra parte com Izabell de Sousa e da parte do Poente com terra de Lopo Ferreira e da outra parte comtra o Sabor com caminho que bay do araballde por detraz do pomball de Izabell de Sousa e terra que foy de Lopo Ferreira para a ponte das Carvas e levara pouquo mais ou menos dez alqueires de pam de semeadura».
Outra terra parte de «Sam Lazaro com terra que comprou Francisquo da Costa alquayde (...) e da parte do Poente com estrada que vay de Sam Francisquo pera Sam Lazaro. Outra terra no dito valle que parte de comtra Sam Lazaro com terra de Lopo Ferreira e da parte da fonte do alcayde com o mesmo Lopo Ferreira (...) e da parte do Poente com a estrada que vay de Sam Francisquo pera Sam Lazaro. Outra terra em Vall de Prados limite desta cidade que esta amtre os caminhos que vam pera Meixedo e Raball».

Foi dada em Braga «a dez de Dezembro de mill bosxxx» (300).
----------
(300) Pergaminho do Paço Episcopal de Bragança. Outro pergaminho com os mesmos personagens mencionados neste e dado em Braga a 13 de Dezembro de 1530 contém o emprazamento de várias propriedades sitas em Bragança e limites pertencentes ao mosteiro de Castro de Avelãs. Está muito gasto e podre a ponto de se não ler integralmente mas, pelo que se percebe, parece antes a cópia em duplicado do documento anterior, talvez o que pertenceu ao foreiro Francisco Ferreira reavido pelo mosteiro ao findarem as três vidas do emprazamento.
Outro pergaminho com os mesmos personagens mencionados no anterior dado em Braga em 1530 (não se pode ler já por gasto e podre o dia, nem o mês) contém o emprazamento de dois terços da aldeia de Negreda, termo de Bragança, feito em vida do bispo do Funchal por Lopo Ferreira, seu procurador, mas que ainda não fora legalizado por título autêntico a Francisco Ferreira.
----------
MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA

Sem comentários:

Enviar um comentário