quarta-feira, 27 de março de 2024

Lagos do Sabor em Trás-os-Montes

 “São 70 quilómetros desde a barragem do Baixo Sabor até à foz do Azibo, com grandes lagos, ligados entre si por gargantas e penhascos, que formam um verdadeiro santuário da vida selvagem e oferecem aos visitantes um céu azul e um horizonte de cortar a respiração”, afirma a Associação de Municípios do Baixo Sabor.


Como tal, a Associação de Municípios do Baixo Sabor criou um circuito automóvel Panorâmico dos Lagos do Sabor para dar a conhecer este imenso azul que engloba os concelhos de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo no distrito de Bragança.


O nosso roteiro pelos lagos do sabor foram de 3 dias pelos concelhos de Torre de Moncorvo e Alfândega da Fé. Uma vez que nosso objectivo também era conhecer a rota de miradouros "Sente Terra de Moncorvo", não deu tempo para visitar os restantes miradouros do circuito, nomeadamente, em Macedo de Cavaleiros e Mogadouro. Mas que irá ficar para uma próxima oportunidade.

1. Praia fluvial da Foz do Sabor

Esta praia fica situada no concelho de Torre de Moncorvo onde o Rio Sabor se encontra com o Douro. É um local muito agradável possuindo um parque de merendas, relvado e várias árvores que proporcionam sombra. E ainda possui um local para a manobra de veículos de reboque e embarcações, um cais de desembarque e atracagem, incluindo outros serviços de apoio, como arrecadações, um bar e sanitários.




2. Miradouro de São Gregório

Daqui avista-se uma grande extensão do vale da Vilariça, a fragada da Lousa e para

sul, a foz do rio Sabor e rio Douro a circundar o Monte Meão. Perto deste local encontra-se o sítio arqueológico do Baldoeiro.



3. Miradouro do Vale do Sabor

Localizado na freguesia de Adeganha e Cardanha, deste miradouro pode vislumbrar-se uma magnifica paisagem sobre o vale do Sabor, sendo visível ao longe o Rio Sabor a desaguar no Douro, na Foz do Sabor. Destaca-se também uma vista sobre Torre de Moncorvo e sobre parte do vale da Vilariça.



4. Miradouro da Póvoa

Situado na Póvoa, freguesia de Adeganha e Cardanha, está localizado este miradouro cujas vistas se estendem pelo Lago de Cilhades, um dos quatro Lagos do Sabor criados com a construção da Barragem do Sabor. Daqui, pode observar-se um extenso manto de águas límpidas, as encostas do Sabor e a Capela de S. Lourenço.



5. Miradouro de S. Lourenço

Este miradouro está situado no santuário de São Lourenço, em Felgar. Daqui observamos o magnífico Lago de Cilhades, um dos quatro Lagos do Sabor criados com a construção da Barragem do Sabor. Este miradouro está incluido no projecto "Sente Torre de Moncorvo", cujo o ponto turístico deste miradouro é o Baloiço de S.Lourenço.



6. Torre de Moncorvo

Como a maioria do circuito dos Lagos do Sabor passa por Torre de Moncorvo, aproveitamos para conhecer o projecto "Sente Torre de Moncorvo" criado pelo munícipio desse mesmo concelho. Consiste num rota de miradouros de onde se podem apreciar as singulares paisagens dos rios Douro e Sabor. Como tal, passamos dois dias a visitar essa zona, e onde pernoitamos.


7. Miradouro de "Batman"

Este miradouro foi designado por nós como o miradouro de "Batman", dado a sua forma de morcego, supostamente estávamos à procura do miradouro em Picões, mais precisamente no concelho de Alfândega da Fé. Este miradouro cativou-nos de tal forma que só dava vontade de abrir os braços e voar em cada recanto dos lagos do Sabor.



8. Santuário do Santo Antão da Barca

Este santuário situado na Parada, em Alfândega da Fé, é constituído pela antiga capela, e por edifícios construídos de raiz como a hospedaria, um bar restaurante e um espaço museológico e administrativo. No local vai também ser construído um ancoradouro e uma praia fluvial que vão contribuir para potenciar turisticamente este lugar.





9. Onde dormir? 

Casa da Bila Moncorvo

A primeira noite do nosso roteiro pelos lagos do sabor ficamos a dormir na Casa da Bila Moncorvo. Basicamente consiste num apartamento que está bem localizado, numa zona sossegada, não havendo barulhos à noite, e fica a poucos minutos a pé do centro da Vila. O que foi sem dúvida uma experiência satisfatória visitar a vila de noite, e aproveitamos, para jantar no restaurante "O lagar" considerado um dos melhores daquela localidade.

Hotel&Spa Alfândega da Fé

Na segunda noite do nosso roteiro ficamos no Hotel & Spa Alfândega da Fé. Na tranquilidade da Serra de Bornes, eleva-se a 1100 metros de altitude, este hotel que é detentor de uma das mais deslumbrantes vistas da região transmontana. Um espaço nobre, acolhedor e majestoso, envolto pela esplêndida e multicolor paisagem transmontana.





Publicação original AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário