sexta-feira, 29 de março de 2024

Miranda do Douro: Espanhóis visitam a Feira da Bola Doce

 Em Miranda do Douro realizou-se na manhã desta Quinta-feira Santa, dia 28 de março, a abertura oficial da Feira da Bola Doce e nem mesmo a chuva demoveu os vizinhos espanhóis de visitar o certame que decorre até sábado, dia 30 de março.


De acordo com a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, todos os anos na época festiva da Páscoa regista-se uma grande afluência de público, em particular dos vizinhos espanhóis, que aproveitam as férias da Semana Santa para visitar a cidade e a região.

“Com este certame que reúne expositores locais e regionais, pretendemos dar a conhecer ao público, sejam eles portugueses, espanhóis e outros turistas, a qualidade dos nossos produtos, destacando a bola doce mirandesa, um doce tradicional da Páscoa, feito com camadas de açúcar e canela”, disse.

Na abertura da Feira da Bola Doce, os espanhóis Javier e Fabíola, vindos de Madrid e de Bilbau, aproveitaram para degustar e adquirir o doce tradicional e o folar mirandês.

“É a primeira vez que estamos nesta região de Portugal. Aproveitámos a Semana Santa para gozar uns dias de férias, numa cada de turismo rural, nas arribas do Douro. Ao visitarmos a cidade de Miranda do Douro fomos informados da feira, onde comprámos a bola doce e o folar”, disseram.

Do lado dos produtores, a responsável pela empresa Cimo da Quinta, confirmou que a Páscoa é mesmo a melhor altura do ano para vender estes produtos e o público espanhol é o que mais visita o certame.

Para dar relevo aos dois produtos, vão realizar-se na tarde de sexta-feira, dia 29 de março, o IX Concurso da Bola Doce Mirandesa. E no sábado, dia 30, realiza-se o IX Concurso do Folar de Carne Mirandês.


Na feira que decorre até sábado, dia 30 de março, os visitantes têm a oportunidade de adquirir outros produtos locais e regionais como o fumeiro, azeite, vinho, licores, pão, mel, frutos secos e compotas.

No evento participam também vários artesãos, que expõem peças em madeira, burel, joalharia, cutelaria, pintura, couro, instrumentos musicais ou olaria.

Numa tenda exterior, os visitantes podem ainda conhecer as raças autóctones da Terra de Miranda: os bovinos mirandeses, os ovinos da raça churra galega mirandesa, o cão de gado transmontano, o burro de Miranda, as cabras serranas e o porco bísaro.

Como já é tradição em Miranda do Douro, a animação cultural da feira é realizada pelos vários grupos e associações locais, como é o caso da Associação Filarmónica Mirandesa, os grupos de pauliteiros e gaiteiros do concelho, os ranchos folclóricos, entre outras coletividades.

Nesta edição, os cabeças de cartaz da animação musical e cultural são o concerto musical dos “Trasga”, no dia 28 de março; a representação teatral da Via Sacra, no serão de Sexta-feira Santa; e no sábado, dia 30, aquando do encerramento da feira, está programado o concerto de Tiago Nacarato.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário