Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 25 de março de 2024

Capa de Honras dá origem a colecção de jóias

 Miranda do Douro recebeu, ontem, mais uma cerimónia de Exaltação da Capa de Honras


Feita de burel, a peça de vestuário tem raízes que se estendem até ao século IX, testemunhando a história e a identidade do concelho.

Com a recente inscrição da Capa de Honras no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, reconhece-se o valor histórico e cultural deste tesouro. “A Capa de Honra é um dos elementos da identidade do povo mirandês”, realçou Helena Barril, presidente da câmara municipal.

A preservação da Capa de Honras não se limita apenas à sua confecção tradicional.      A artista Manuela Ferraz apresentou durante a cerimónia uma colecção de jóias inspiradas nas capas mirandesas. “São quatro colecções, duas delas mais tradicionais e outras duas mais contemporâneas. Uma é trabalhada mesmo sobre a parte da capa que respeita a honra, que se situa atrás no capuz, essa foi a mais tradicional. Depois outras que são mais contemporâneas que são retiradas da iconografia das capas”, explicou.

Numa cerimónia que não é apenas uma celebração, mas também uma homenagem. A comunidade mirandesa prestou tributo ao escultor Ricardo Fletcher, cujo último desejo foi doar uma capa mirandesa ao município.

A cerimónia de Exaltação da Capa de Honras que decorreu ontem em Miranda do Douro. Contou este ano com mais de 200 participantes que ergueram aos ombros um dos principais símbolos da cultura mirandesa.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Daniela Parente

Sem comentários:

Enviar um comentário