Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 28 de março de 2024

Feira do Folar começa hoje em Carrazeda de Ansiães

 O folar está em destaque, a partir de hoje e até sábado, em Carrazeda de Ansiães


A Feira do Folar e dos Produtos da Terra conta com 40 expositores, não só desta iguaria tradicional do concelho, mas também de outros produtos regionais. “13 expositores vendem folar, que é o rei desta feira, mas teremos também outros produtores presentes, com outro tipo de produtos, como enchido, azeite, vinho, mel, frutos secos. Temos também momentos musicais e teremos no sábado, integrado na feira, o Festival Douro Superior com Vida e Movimento, com a participação de grupos de Mogadouro, Miranda do Douro, Foz Côa e Carrazeda de Ansiães”, adiantou o presidente da câmara, João Gonçalves.

O folar é um produto tradicional transmontano da altura da Páscoa. É composto por massa e carnes. Com a feira, o objectivo é aumentar o número de vendas desta iguaria. “Os proditores existentes têm aumentado a produção nesta altura. É isso que se pretende também, além de estarmos a contribuir para que esta tradição do fabrico do folar, nesta altura, se mantenha, mas também a feira tem o propósito de dinamizar a economia local”, sublinhou.

A par da Feira do Folar decorre também o Festival do Cabrito, entre sexta-feira e domingo. Há 10 restaurantes do concelho aderentes. Além de dinamizar a restauração e a produção pecuária, o município dá a conhecer os vinhos de Carrazeda, atribuindo uma garrafa de um produtor local em refeições superiores a 30 euros.

Segundo o autarca, esta é também uma iniciativa que atrai pessoas ao concelho. “A maior parte dos restaurantes adere e tem sempre muita procura, não só da região, mas também pessoas que vêm do litoral”, disse.

A Feira do Folar e o Festival do Cabrito a dinamizar a economia de Carrazeda de Ansiães.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário