Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 22 de março de 2024

Rio Tua acolhe mais de 1000 participantes no Campeonato Nacional de fundo de canoagem

 FERNANDO PIMENTA TENTA CONQUISTAR 16º TÍTULO CONSECUTIVO.


O Rio Tua, em Mirandela, volta a ser palco, no próximo fim-de-semana, do Campeonato Nacional de Fundo de Canoagem, o que já acontece pelo quarto ano consecutivo.

Segundo o presidente da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), trata-se da competição nacional que conta com o maior número de participação de atletas: “Entre todas as especialidades, vamos juntar cerca de 1200 atletas de vários escalões, em representação de mais de cinquenta clubes, com provas de três mil metros e de cinco mil metros, disputadas em circuito, mesmo no coração da cidade”, conta Vítor Félix.

O evento leva até às águas do rio Tua caras bem conhecidas da modalidade, entre elas alguns canoístas olímpicos, como Fernando Pimenta - que já conta com 15 títulos consecutivos na prova rainha, em K1 – tal como Teresa Portela, que venceu na prova feminina, as três anteriores edições realizadas em Mirandela. Destaque ainda para outro atleta olímpico, João Ribeiro, e Norberto Mourão, medalhado olímpico em Tóquio 2020, na Paracanoagem.

As razões da escolha de Mirandela para organizar esta competição, pelo quarto ano, ficam a dever-se às “excelentes condições” para a canoagem “Diria mesmo que existem poucas cidades no nosso país que têm um palco natural como tem o rio Tua e a cidade de Mirandela. A instalação desportiva da nossa modalidade é um plano de água e o Tua tem excelentes condições para a prática da canoagem e depois tem toda a cidade a envolver que é uma bancada natural para o que vai ser certamente mais um grande espetáculo desportivo”, acrescenta o presidente da FPC.

O Município vai comparticipar financeiramente, com 17500 euros, e todo o apoio logístico. “Estes desportos náuticos limpos, são cada vez mais atrativos para todos e depois há também a componente da promoção do nosso território com tanta gente durante os dois dias a passar pela nossa região”, refere a vereadora do desporto do Município. “Ao nível económico, é claramente um evento que traz retorno financeiro para a economia local, e prova disso é a hotelaria e a restauração com lotação praticamente esgotada”, revela Vera Preto.

O campeonato decorre este sábado e domingo, no espelho de água do rio Tua, em Mirandela.

Artigo escrito por Fernando Pires (jornalista)

Sem comentários:

Enviar um comentário