quarta-feira, 27 de março de 2024

Carta de Francisco de Sampaio, governador da Torre de Moncorvo, ao cabido de Miranda. Saque de Lagoaça e Fornos 22 de Setembro de 1644

 «Sua Magestade que Deos guarde me manda que das duas companhias que ha nesta fronteira paguas mande hüa para esa praça se o R.do conego lhe disera como hüa dellas asiste maes tempo nessa cidade que na sua praça não fora necessario esta ordem pois V. S.a sabe que com qualquer avizo que tenha assi desse Cabido como do capitão mor a diligensia com que secorro essa fronteira com o pouco que ha nesta que como o enemiguo sabe entrou hum dia da somana passada entre Laguoasa e Fornos e levou 30 ou 40 bois e Frexo tem hua fortaleza que não he das menos emportantes a este Reino e ainda que tem hum rio de premeio esta oje com vaos de meia perna e se eu tivera poder com toda a dificuldade me atrevera arrazar todos os lugares que o enemigo tem naquella fronteira.
As mas paguas deste Inverno fes faltar alguns soldados nestas duas companhias; outros tirei por doentes; alguns tornei a seus pais que como lhe tomei de dois filhos hum e alguns destes morrerão o fiz por se lhe não acabar sua caza e familia; se tivera dinheiro não falta jente que quer asentar praça os tostonis se vão cobrando dos soldados que tirei que detremino mandar fazer outros e dos que couberem a essa companhia lhos restetuirei ao capitão Manuel de Miranda mando asista com ella nessa praça na forma das ordens de S. Magestade em cujo servisso fico mui serto e no de V. S.a a quem Deos guarde como pode; Setembro oje 22 de 644. Francisco de Sampaio» (348).
----------
(348) Copiada da carta original existente no Arquivo do Paço Episcopal de Bragança.
Ver o 2.° volume destas Memórias Arqueológico-Históricas, p. 91.
----------
MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA

Sem comentários:

Enviar um comentário