Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 22 de março de 2024

Síndrome da Fragilidade do Idoso debatida em Bragança

 Alertar para a Síndrome da Fragilidade do Idoso e da adopção de medidas preventivas foi o objectivo de uma palestra, que decorreu, ontem, em Bragança


Esta síndrome consiste na identificação de idosos com elevado risco de quedas, hospitalização, incapacidade, institucionalização e morte. Com o evento da Farmácia Nova Central procurou consciencializar as instituições e formar trabalhadores, adianta a directora, Micaela Pires. “É muito fácil identificar este síndrome se estivermos alerta para isso e ele está mais presente na nossa vida do que aquilo que pensamos, falo de instituições e entidades. O nosso objectivo é passar este conhecimento para quem diariamente lida com estas pessoas e todos juntos melhorar a qualidade de vida destas pessoas que fazem parte da nossa comunidade”.

O médico Mário Pinto criou uma escala que permite quantificar o grau da síndrome. O especialista explica que a síndrome pode ser reversível e identificada se estivermos atentos aos sintomas. “Não é mais do que um conjunto de sintomas que podem pôr em risco a saúde de cada um dos idosos e que depois, por exemplo, de uma infecção urinária, pode criar condições para que o nosso idoso possa descompensar, tenha que ser internando e, a partir daí, começar a descida do seu estado de saúde até à morte”.

Já Pedro Abizanda Soler, chefe de Geriatria do Hospital Universitário de Albacete, em Espanha, criou um aparelho que permite identificar a Síndrome da Fragilidade do Idoso, que está já no mercado. O também docente defende que é preciso tomar medidas preventivas para que não se chegue a este ponto, como o desporto e a nutrição. “Exercícios que têm que ter uma componente de força muscular. Quanto mais frágeis as pessoas mais benefícios têm. As pessoas de 90 anos podem fazer exercício físico e programas nutricionais adaptados às suas necessidades especiais, com maior número de proteínas, ómega 3”.

Na palestra estiveram presentes várias instituições para idosos privadas e públicas. Segundo Paula Pimentel, presidente da União das IPSS do distrito, os profissionais estão sempre em constante formação. No entanto, reclama mais financiamento para a compra de mecanismos que ajudem na recuperação do idoso. “As instituições procuram equipar-se mas os recursos são sempre limitados. Tentamos fazer o melhor possível. Devíamos ter mais fontes de financiamento para as instituições se poderem apetrechar com recursos adequados à situação de cada pessoa e necessidade”.

A palestra “Fragilidade: Um Novo Paradigma nos Cuidados para a Saúde dos Idosos” decorreu ontem em Bragança.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário