sexta-feira, 10 de maio de 2024

São Pedro Velho espera uma enchente no fim-de-semana da feira dos Morangos "MAIS DOCES DE PORTUGAL"

 No próximo fim-de-semana, São Pedro Velho, a pequena aldeia do concelho de Mirandela, com menos de 200 habitantes, já rotulada como “a capital do morango do nordeste transmontano” por produzir, provavelmente, os morangos mais doces do país, prepara-se para receber milhares de pessoas na 14ª edição da feira dedicada àquele fruto e também ao vinho.


“O microclima que existe na aldeia propício ao cultivo do fruto, o solo rico em potássio, são fatores que conferem um aroma especial ao fruto, mais doce que o habitual, e que tem sido o responsável pela maior visibilidade dada a São Pedro Velho”, confessa a presidente da junta de freguesia.

Quatro agricultores daquela freguesia produzem anualmente cerca de 100 toneladas de morangos, mas com o sucesso que a feira tem tido, já se viram obrigados a aumentar a produção. “Começaram por ter pouca produção, mas com a crescente procura, com o sucesso da feira, de ano para ano sentem a necessidade de aumentar a produção. Este ano, já colocaram mais quatro ou cinco mil pés, porque liga muita gente à procura de morangos e só querem os de São Pedro Velho”, revela Fernanda Guerra.

E se na edição de ano passado foram vendidos cerca de 5 toneladas de morangos, este ano espera-se um aumento, até porque a expetativa “é ter mais visitantes”. Fernanda Guerra adianta que uma das novidades é a realização de dois passeios pedestres com o percurso a passar pelos morangais, sendo que, um deles é exclusivo para os trabalhadores de um grande grupo empresarial. “São da Salvador Caetano que traz quatro autocarros e vêm fazer o percurso. Para além disso temos uma outra excursão que nos visita de Moreira de Cónegos”, adianta.

A expetativa é grande. “Para a população, esta feira é sempre uma mais-valia por dar a conhecer os nossos produtos da terra, não só os morangos e o vinho como outros”, acrescenta.

Vão marcar presença cerca de meia centena de expositores porque “já não temos espaço para mais, e já tivemos de rejeitar alguns”, confessa Fernanda Guerra.

Sábado e domingo, São Pedro Velho, no concelho de Mirandela, recebe a 14ª edição da feira do vinho e morangos

Artigo escrito por Fernando Pires (jornalista)

Sem comentários:

Enviar um comentário