Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 7 de junho de 2024

OS FIDALGOS - ALFÂNDEGA DA FÉ

 Sás Machados (Ver: Vimioso – Morais Faria Antas). Esta família traz sua origem do tempo do conde D. Henrique, porque, quando este iniciou a expulsão dos mouros da província de Trás-os-Montes, saíram da vila de Alfândega sete cavaleiros, quatro do apelido de Sás, um de Siqueiras e dois de Mesquita, os quais, defendendo a vila com grande valor, praticaram grandes proezas, acudindo, com gente paga à sua custa, em ajuda do dito conde e de seu filho D. Afonso Henriques, em presença dos quais deram mostras de tanto valor que, dando-lhes em prémio vários títulos e honras, deram à vila de Alfândega o sobrenome de Fé, o qual ainda hoje conserva em memória do que estes cavaleiros fizeram em sua defesa.
1º DOUTOR PASCOAL DE SIQUEIRA DE MESQUITA é o primeiro de que temos notícia. Casou com D. Ana de Sá de Mesquita, e diz-se ser descendente de um dos cavaleiros acima nomeados.
2º SIMÃO DE SÁ DE SIQUEIRA, filho de Pascoal de Siqueira de Mesquita (1º, atrás citado), que casou com D. Filipa da Costa Machado, filha de Diogo Machado da Costa, da vila de Bemposta. Descendência:
I. D. Filipa.
II. D. Ana de Sá, que faleceu solteira.
III. Diogo Machado de Sá, abade da Gestosa.
IV. Gonçalo de Sá Machado.
V. Luís de Sá.
3º GONÇALO DE SÁ MACHADO (IV, atrás citado), filho quarto e morgado da casa, capitão mor da dita vila, que casou com D. Luísa Freire de Andrade (a quem nos referiremos ao citar a família Farias e Machados do Vimioso) Descendência:
D. Filipa, que casou em Lodões da Vilariça com... Pinto. Descendência:
a) Policarpo Pinto.
b) Maria Rosa, freira em S. Bento de Bragança.
4º POLICARPO PINTO (a), acima citado) que casou com D.Maria de Sá, filha de Vicente de Sá, da vila de Castro Vicente, fidalgo da Casa Real. Descendência:
I. D. Maria, que morreu esposada.
II. D. Catarina, que casou com Cristóvão José de Gouveia, filho de Lucas de Gouveia, de Moncorvo.
5º LUÍS DE SÁ, filho quinto de Simão de Sá de Siqueira e juiz dos órfãos das vilas de Vila Flor,Vilas Boas, Frechas e Sampaio, que casou em Lodões com D. Catarina Pinto. Descendência:
I. André Machado de Macedo e Lago.
II. D. Ana Maria do Salvador, freira em S. Bento de Bragança.
III.Manuel Machado Pereira do Lago, reitor da Adeganha.
IV. D. Doroteia.
V. Frei Luís, frade de São Francisco.
5º ANDRÉ MACHADO DE MACEDO E LAGO (I, acima citado), herdeiro e morgado da casa, juiz dos órfãos das ditas vilas, que casou com D. Francisca, irmã de Afonso Botelho, de Vila Real, que morreu de parto e não deixou descendência. Casou segunda vez com... (13).
----------
(13) Brasão de armas de Manuel de Morais Faria Antas da Silva (Vimioso), segundo uma certidão passada por Simão da Silva Lamberto, escrivão da Nobreza em Portugal, tirada dos livros do respectivo cartório. Ao tratar de Vimioso faremos a descrição deste códice.
----------
MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA

Sem comentários:

Enviar um comentário