Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 19 de maio de 2025

União para a Floresta pede 10 milhões de árvores na próxima legislatura

 Plantar 10 milhões de árvores de espécies autóctones, ou proteger um milhão de hectares de sistemas de produção agroflorestal em risco de despovoamento são propostas que a União da Floresta Mediterrânica quer ver consideradas na próxima legislatura.


A União da Floresta Mediterrânica (UNAC) enviou aos partidos políticos portugueses concorrentes às eleições legislativas de domingo um conjunto de 12 medidas que considera urgentes para a floresta em Portugal.

No documento, segundo informação enviada à agência Lusa, a UNAC pede que as medidas sejam consideradas para a próxima legislatura 2025-2029.

Uma das medidas propostas é a criação do Laboratório Nacional do Sobreiro e da Cortiça, com entidades públicas e privadas que possam concentrar esforços “no sentido de se perceber de uma vez por todas quais as causas e quais as medidas a tomar para contrariar o declínio dos montados”.

E outras são ainda a concretização e implementação dos Programas Nacionais do Sobreiro, Pinheiro Bravo e Eucalipto (negociados em 2023), o reforço e apoio ao setor associativo florestal e ao sistema de investimento florestal, e um programa nacional de promoção da segurança no espaço rural, combatendo os roubos de cortiça e da pinha.

A UNAC reúne as associações de produtores florestais dos espaços mediterrânicos, que ocupam cerca de dois milhões de hectares do território português, representando mais de 700.000 hectares de áreas agroflorestais e cerca de 1.200 produtores.

Também a propósito das eleições de domingo a Sociedade Ponto Verde (SPV) apresentou um manifesto aos partidos apontando caminhos para uma economia circular competitiva, pondo o país a cumprir as metas de reciclagem.

A SPV lançou um Manifesto pela Sustentabilidade, com propostas e desafios para a gestão dos resíduos e a reciclagem.

Segundo um comunicado da SPV a organização defendeu junto dos partidos a urgência de reduzir disparidades na transposição de diretivas europeias, garantindo maior segurança jurídica para todos os operadores do setor.

A SPV é uma instituição privada sem fins lucrativos que tem a responsabilidade pelo encaminhamento para reciclagem e valorização dos resíduos de embalagens que resultam do grande consumo.

Sem comentários:

Enviar um comentário