Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 11 de junho de 2025

Picote: XX Encontros da Primavera dedicados à ecologia

 De 12 a 15 de junho, a aldeia de Picote, no concelho de Miranda do Douro é o palco dos Encontros da Primavera, um evento cultural e científico, que nesta vigésima edição tem como tema “Impulsos Artísticos, Matérias e Pessoas Criativas” e cujos destaques são a apresentação das obras dos artistas, Evgnénia Emets e Gonçalo Mota.


De acordo com a Frauga – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote, promotora do evento, os Encontros da Primavera reúnem anualmente nesta localidade do concelho de Miranda do Douro, artistas e investigadores, com o propósito criar obras artísticas, a partir da relação entre a natureza e a comunidade local.

O presidente da FRAUGA, Jorge Lourenço, sublinhou que este ano, a organização preparou um programa especial para assinalar o 20º aniversário dos Encontros da Primavera.

«Este evento procura envolver a comunidade local com os artistas e investigadores. Este ano, os convidados para as residências artísticas em Picote são Evgnénia Emets, artista e poeta ucraniana, cujo trabalho se centra na ecologia e vai apresentar trabalhos de recuperação da floresta, em áreas ardidas. Esta intervenção consiste na plantação de espécies vegetais autóctones e na recolha de saberes e conhecimentos científicos sobre a flora local”», indicou.

Segundo o programa, a artista convidada vai exibir o filme “As vozes dos guardiães da terra”, na tarde de sexta-feira, dia 13 de junho. Depois, na manhã de sábado, dia 14, Evgnénia Emets, apresenta na junta de freguesia de Picote, a obra “Eternal Forest Picote”.

O outro artista convidado é o português, Gonçalo Mota, que estudou Antropologia, em Miranda do Douro (UTAD) e desenvolve trabalhos nas áreas do cinema, artes performativas, antropologia e ecologia vai inaugurar a exposição “Pandorga”, no Ecomuseu Terra Mater.

“O programa do XX Encontros da Primavera começa no serão de quinta-feira, dia 12 de junho, com a apresentação do trabalho “L Cantar d l’arado”, do artista João Meirinhos, natural do concelho de Miranda do Douro”, indicou.

Ao longo de quatro dias, o programa da XX edição dos “Encontros da Primavera” tem previstas outras atividades, como uma mesa redonda dedicada à relação entre a antropologia e a arte; cinema; sessão de contos; observação astronómica; música; e uma visita ao Centro de Interpretação do Burro de Miranda, em Atenor.

Os Encontros da Primavera foram concebidos em 2006, na cidade de Miranda do Douro, quando aí era lecionado o curso de antropologia, no pólo da UTAD. Em 2010, com o encerramento do polo universitário, os Encontros da Primavera passaram a ser promovidos pelo Museu da Terra de Miranda, onde foram desenvolvidos vários projetos expositivos. Posteriormente, em 2014, a Frauga – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote associou-se de forma definitiva ao projeto e desde então os Encontros da Primavera passaram a realizar-se em Picote.

Anualmente, os Encontros da Primavera são promoviidos pela FRAUGA – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote e contam com os apoios do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Freguesia de Picote, do Município de Miranda do Douro, Família Kolping Picote, Movhera e CCDR-Norte.

HA | Foto: Flickr

Sem comentários:

Enviar um comentário