Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 1 de julho de 2025

Património Industrial em Trás-os-Montes

 A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) promoveu no dia 24 de junho, o Seminário Internacional – Património Industrial em Trás-os-Montes, uma iniciativa que visa valorizar e divulgar a riqueza do património industrial da região, como motor de desenvolvimento sustentável e identitário.


O evento decorreu na Casa da Seda, em Bragança, onde se reuniram especialistas nacionais e internacionais, representantes institucionais e agentes locais.

A iniciativa insere-se no projeto “IN GENIOS Duero Douro”, uma estratégia transfronteiriça que pretende reforçar a cooperação entre Portugal e Espanha, promovendo o turismo sustentável a partir do património cultural e industrial comum.

Neste encontro, os temas em destaque foram: a “A Indústria da Seda em Trás-os-Montes”, reavivando assim a memória e a importância deste setor na região; e a “A Microprodução de Energia na Casa da Seda – A 1.ª Central Hidroelétrica de Abastecimento a Bragança”.

Anteriormente, a 23 de julho de 2024, o Centro Interpretativo das Minas de Argozelo foi o local de apresentação do projeto transfronteiriço “In_Genius_Duero_Douro”. Na altura, os intervenientes, portugueses e espanhóis, realçaram que este projeto visa inventariar e promover o património industrial existente nos dois lados da fronteira, como é o caso das antigas minas de estanho e volfrâmio, na vila de Argozelo.

Em Trás-os-Montes também referenciado o Complexo Agroindustrial do Cachão, no concelho de Mirandela.

Do lado espanhol, Joaquim Garcia, coordenador do projeto explicou que, numa primeira fase, vai proceder-se à identificação do património industrial existente na região autónoma de Castela e Leão (Espanha) e nos nove concelhos da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM).

Questionado sobre que património industrial existe em Castela e Leão e em Trás-os-Montes, o coordenador do In_Genius_Duero_Douro deu como exemplos, os antigos moinhos de água, as linhas ferroviárias e as minas.

Joaquim Garcia sublinhou a importância do caráter transfronteiriço deste projeto, que tem como objetivo definir uma estratégia comum de valorização do património industrial, que impulsione a economia destas duas regiões.

O responsável espanhol acrescentou que no desenvolvimento do projeto é importante envolver os agentes locais, que possam beneficiar com o turismo dito industrial.

O projeto transfronteiriço “In_Genius_Duero_Douro” é cofinanciado pela União Europeia (UE) através do programa “Interreg VI A Espanha – Portugal (POCTEP) 2021-2027”.

Neste projeto participam instituições espanholas. como a Fundación Santa Maria La Real del Património Histórico, a Junta de Castela e Leão, a Direção General de Património Cultural, a Associação Ibérica dos Municípios Ribeirinhos do Douro (AIMRD), AEICE e o Ajuntamento de Zamora.

Do lado português, estão envolvidas a Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM), Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Turismo Porto e Norte, o Ministério da Cultura e o Instituto do Património e Cultura.

Fonte: CIM -TTM e HA

Sem comentários:

Enviar um comentário