Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 3 de agosto de 2025

Desafio aos Futuros Presidentes das Juntas e Uniões de Freguesia. “A Água Não Espera”

 
Aos que forem eleitos em outubro para presidir às juntas e uniões de freguesia apelo a que coloquem a renovação das redes de água no topo das vossas prioridades.

Nas nossas aldeias, continuamos a assistir a perdas constantes, falhas no abastecimento, ligações clandestinas e redes envelhecidas que não servem quem nelas vive. A proibição do fabrico e comercialização de materiais com amianto, tais como o fibrocimento que foi bastante utilizado em Portugal nas redes de abastecimento de água para consumo humano não constitui um perigo para a saúde pública se a entidade gestora garantir as condições adequadas à sua utilização, manutenção e limpeza, por forma a prevenir roturas e eventual contaminação da água. Mesmo assim, chega de remendos e de fechar os olhos às “engenhocas” ilegais. Os tubos ladrão e as falcatruas que desviam água prejudicam toda a comunidade e são um desrespeito por aqueles que a pagam e a usam com consciência.
Os Bombeiros, heróis que são, têm mais que fazer do que andar constantemente a transportar tanques de água para as aldeias. Isso não pode ser a solução permanente.
A vossa missão, se forem eleitos, é defender o bem comum. E não há bem mais precioso, essencial e escasso do que a água.
Sem ela não há vida, não há agricultura, não há futuro.

Por isso, deixo este desafio claro e direto:

 Cheguem-se à frente com coragem, rompam com o ciclo do “vai-se andando”, invistam em redes dignas, eficientes e justas. Penalizem-se os infratores para que sirva de exemplo e como meio dissuasor. Exijam ação às Câmaras Municipais.
A água é um bem escasso e essencial à vida, tratemo-la como tal. 
A vossa liderança pode fazer a diferença.

Chegaram à vida política e às autarquias para SERVIR as populações e não para que façam com que seja... mais do mesmo.

HM

Sem comentários:

Enviar um comentário