Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Lamalonga vai se vestir a rigor para receber a 8ª Edição da “Lamalonga Romana” (Macedo de Cavaleiros)

 Também este fim de semana, vai decorrer a 8ª edição da “Lamalonga Romana”, que promete recordar as origens da aldeia e a sua presença romana já, no dia 2 e 3 de Agosto, em Lamalonga, no concelho de Macedo de Cavaleiros.


Este ano, uma das novidades é o desfile, ou a desfilata, que acontece no sábado, à noite, pelas 21h30 com vestuário a rigor que está a ser produzido pela comunidade local, como explicou a presidente da Junta, Betina Gonçalves:

“É tudo feito pela população, por um grupo de pessoas que colaboram, com os fatos, como em tudo o que é feito e que diz respeito à decoração. Está a aldeia toda decorada, desde as ruas, o recinto, tudo. É tudo feito pela comunidade e pelos voluntários que colaboram e ajudam.

Sim, vai decorrer a “desfilata”, que está a cargo do grupo Covil do Lobo. Só que quem quiser colaborar e participar na “desfilata”, também pode, porque vai haver fatos. Está aberto a toda a gente, desde que esteja trajado com trajes a rigor, também pode participar. Não é restrito. Quem quiser colaborar pode, desde que esteja enquadrado dentro do tema, pode integrar a “desfilata”. O grupo de voluntários é de 15 pessoas, que ajudam a montar tudo o que é preciso e necessário para fazer o evento.”

O programa é bem recheado, como salienta, a autarca:

“Destaco aqui algumas atividades que vamos desenvolver diretamente com a população, que já são atividades que vimos a desenvolver ao longo do ano, que são as aulas de ginástica com a professora Carla Vila Real. Vamos tentar também fazer aqui uma adaptação e algumas coreografias com ela, envolver a comunidade, os mais pequeninos, jovens e os mais adultos. E o passeio pela Via Romana, a caminhada, no domingo. Também vamos ter um passeio pela freguesia no sábado, mas aqui é de um passeio com carros, com tratores e motos da aldeia. É um pequeno percurso que fazemos ao longo da freguesia.

E como lhe disse anteriormente, a cobrança dos impostos, o concerto das Ambria Ardena que também vão atuar às 21h00. E enquanto decorre esta atuação há a possibilidade de se poder visitar a igreja Matriz de Lamalonga.”

Haverá também espaço para o comércio de produtos endógenos, que conta com 20 expositores e ainda será inaugurada a escola primária de Vila Nova da Rainha, que sofreu obras de requalificação no interior e exterior, no valor de 9 mil euros:

“É sim, é uma anexa de Lamalonga, a Junta de Freguesia procedeu à conclusão da obra de restauro da escola, que vai ter uma nova utilidade, vai passar a ser um centro multiusos para as atividades que forem desenvolvidas também em benefício da aldeia. E a inauguração vai ser sábado de manhã.”

O programa começa com um passeio de motos, carros clássicos e tratores pela aldeia, no sábado, que é livre. E vai haver também uma caminhada na via romana, que já tem cerca de 60 inscrições, no domingo.

No sábado a animação musical estará a cargo do grupo macedense, Ambria Ardena, e no domingo, pelo Grupo D’Alma Fado, com a fadista Sara Morgado.

A VIII Feira Romana em Lamalonga, em Macedo de Cavaleiros vai acolher diversas atividades culturais e recreativas, experiências gastronómicas e ainda o mercado romano, com o objetivo de recriar o passado, levando os visitantes a viajar aos tempos romanos.

Dar conta que esta aldeia fazia parte da via XVII, que era uma via romana do Itinerário Antonino que ligava as cidades de Bracara Augusta (Braga) e Asturica Augusta (Astorga).

Sem comentários:

Enviar um comentário