Este ano, uma das novidades é o desfile, ou a desfilata, que acontece no sábado, à noite, pelas 21h30 com vestuário a rigor que está a ser produzido pela comunidade local, como explicou a presidente da Junta, Betina Gonçalves:
“É tudo feito pela população, por um grupo de pessoas que colaboram, com os fatos, como em tudo o que é feito e que diz respeito à decoração. Está a aldeia toda decorada, desde as ruas, o recinto, tudo. É tudo feito pela comunidade e pelos voluntários que colaboram e ajudam.
Sim, vai decorrer a “desfilata”, que está a cargo do grupo Covil do Lobo. Só que quem quiser colaborar e participar na “desfilata”, também pode, porque vai haver fatos. Está aberto a toda a gente, desde que esteja trajado com trajes a rigor, também pode participar. Não é restrito. Quem quiser colaborar pode, desde que esteja enquadrado dentro do tema, pode integrar a “desfilata”. O grupo de voluntários é de 15 pessoas, que ajudam a montar tudo o que é preciso e necessário para fazer o evento.”
O programa é bem recheado, como salienta, a autarca:
“Destaco aqui algumas atividades que vamos desenvolver diretamente com a população, que já são atividades que vimos a desenvolver ao longo do ano, que são as aulas de ginástica com a professora Carla Vila Real. Vamos tentar também fazer aqui uma adaptação e algumas coreografias com ela, envolver a comunidade, os mais pequeninos, jovens e os mais adultos. E o passeio pela Via Romana, a caminhada, no domingo. Também vamos ter um passeio pela freguesia no sábado, mas aqui é de um passeio com carros, com tratores e motos da aldeia. É um pequeno percurso que fazemos ao longo da freguesia.
E como lhe disse anteriormente, a cobrança dos impostos, o concerto das Ambria Ardena que também vão atuar às 21h00. E enquanto decorre esta atuação há a possibilidade de se poder visitar a igreja Matriz de Lamalonga.”
Haverá também espaço para o comércio de produtos endógenos, que conta com 20 expositores e ainda será inaugurada a escola primária de Vila Nova da Rainha, que sofreu obras de requalificação no interior e exterior, no valor de 9 mil euros:
“É sim, é uma anexa de Lamalonga, a Junta de Freguesia procedeu à conclusão da obra de restauro da escola, que vai ter uma nova utilidade, vai passar a ser um centro multiusos para as atividades que forem desenvolvidas também em benefício da aldeia. E a inauguração vai ser sábado de manhã.”
O programa começa com um passeio de motos, carros clássicos e tratores pela aldeia, no sábado, que é livre. E vai haver também uma caminhada na via romana, que já tem cerca de 60 inscrições, no domingo.
No sábado a animação musical estará a cargo do grupo macedense, Ambria Ardena, e no domingo, pelo Grupo D’Alma Fado, com a fadista Sara Morgado.
A VIII Feira Romana em Lamalonga, em Macedo de Cavaleiros vai acolher diversas atividades culturais e recreativas, experiências gastronómicas e ainda o mercado romano, com o objetivo de recriar o passado, levando os visitantes a viajar aos tempos romanos.
Dar conta que esta aldeia fazia parte da via XVII, que era uma via romana do Itinerário Antonino que ligava as cidades de Bracara Augusta (Braga) e Asturica Augusta (Astorga).



Sem comentários:
Enviar um comentário