Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Danças tradicionais na Praça das Eiras, no 48º do GCER – Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros

 Amanhã, dia 2 de agosto, a Praça das Eiras, volta a receber o Festival de Folclore, no 48º do GCER – Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros, que promete casa cheia para os amantes de danças tradicionais, às 21h30.


Um momento especial, com um pouco de cultura da zona centro e norte do país, como contou a presidente do Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros, Ana Rita Monteiro:

“Nós vamos ter o Rancho Folclórico de São de Casal de Comba, que é da zona da Mealhada, o Grupo de Danças e Cantares de Aldreu, de Barcelos e o ainda o Rancho de Moure de Madalena, que é de Viseu. Vamos tentar, como sempre, como todos os anos, trazer um bocadinho do folclore de cada sítio do país.”

Por isso, as expectativas são altas:

“Como é habitual, temos sempre casa cheia, este ano esperámos também, também já publicitámos, já temos cartazes por aí, pela cidade e esperemos que toda a gente nos vá ver. São bem-vindos e nós agradecemos.”

Para o ano, fica a promessa de um grupo de folclore internacional a participar no festival:

“Embora não seja fácil, mas vamos tentar. Contactámos grupos este ano, mas não conseguimos. Os que contactamos nenhum estava disponível para a data que nós tínhamos o nosso festival, mas já ficou falado para o ano, e se calhar vamos ter um grupo internacional.”

O grupo é constituído por crianças dos 13, até adultos com 70 anos, continua a precisar de mais elementos:

“Para já continuamos os mesmos resistentes e sim, precisávamos de malta jovem, principalmente de homens, mas eu acho que eles não vêm, porque gostam mais de futebol.”

E por isso faz um apelo:

“Se quiserem ir ter connosco, ou com qualquer elemento do grupo, no sábado a perguntar quando é que temos um ensaio ou qualquer coisa, aproveitem, estamos lá todos e venham para ao pé de nós para mostrarmos a nossa cultura por aí, pelo país fora e quem sabe lá fora, no estrangeiro.”

O Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros vai estar no próximo domingo, 3 de Agosto, em Lagoa, no dia 17 deste mês, em Bagueixe, e a 30 no Festival de Música Tradicional, em Macedo.

O ensaios são às sextas-feiras, na Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário