Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Língua Azul já matou mais de 40 ovelhas em Vinhais

 A doença é causada por um vírus transmitido por insetos e pode provocar febre, inchaço e lesões orais graves, levando à morte dos animais


A doença da Língua Azul já matou mais de 40 ovelhas, no concelho de Vinhais, nos últimos dias.

Apesar de todos os rebanhos do concelho terem sido vacinados contra diferentes serotipos da doença, nas últimas semanas, foram reportados casos de animais com sintomas compatíveis com a Língua Azul.

O presidente da câmara de Vinhais, Luís Fernandes, apela a que todos os casos sejam reportados para que se conheça a real situação que se vive no concelho. “Na semana passada, a informação que tínhamos era de que havia 40 óbitos de ovelhas reportados. Temos ainda a informação de que há 33 explorações afetadas, mas poderá haver mais e o número pode estar a evoluir. Aquilo que temos conhecimento é do que é reportado e, por isso, pedimos que nos seja reportado, o que acontecer, por parte dos criadores, para conhecer a realidade da situação, mas também para o próprio Governo perceber a gravidade da doença, podendo tomar medidas e apoios”.

A doença é causada por um vírus transmitido por insetos e pode provocar febre, inchaço e lesões orais graves, levando à morte dos animais. A câmara já criou uma medida de apoio ao setor pecuário, destinando mais de 13 300 euros para que os criadores procedam à eliminação e controlo de insetos indesejados nas suas explorações. “A distribuição é feita conforme os animais que cada criador tem. É mais uma medida de apoio, além daquelas que já damos. Isto nem devia ser um apoio por parte dos municípios, mas sim da tutela, ma, como não existe, substituímo-nos porque o que nos interessa é ajudar os criadores e a raça ovina”.

Neste momento, segundo Luís Fernandes, a doença está já espalhada um pouco por todo o concelho. “É preocupante e foi isso que nos levou a tomar, imediatamente, esta medida”.

A doença da Língua Azul, ou Febre Catarral Ovina, já estará presente em mais de 30 explorações do concelho de Vinhais, segundo apontou o presidente da câmara.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário