Apesar de todos os rebanhos do concelho terem sido vacinados contra diferentes serotipos da doença, nas últimas semanas, foram reportados casos de animais com sintomas compatíveis com a Língua Azul.
O presidente da câmara de Vinhais, Luís Fernandes, apela a que todos os casos sejam reportados para que se conheça a real situação que se vive no concelho. “Na semana passada, a informação que tínhamos era de que havia 40 óbitos de ovelhas reportados. Temos ainda a informação de que há 33 explorações afetadas, mas poderá haver mais e o número pode estar a evoluir. Aquilo que temos conhecimento é do que é reportado e, por isso, pedimos que nos seja reportado, o que acontecer, por parte dos criadores, para conhecer a realidade da situação, mas também para o próprio Governo perceber a gravidade da doença, podendo tomar medidas e apoios”.
A doença é causada por um vírus transmitido por insetos e pode provocar febre, inchaço e lesões orais graves, levando à morte dos animais. A câmara já criou uma medida de apoio ao setor pecuário, destinando mais de 13 300 euros para que os criadores procedam à eliminação e controlo de insetos indesejados nas suas explorações. “A distribuição é feita conforme os animais que cada criador tem. É mais uma medida de apoio, além daquelas que já damos. Isto nem devia ser um apoio por parte dos municípios, mas sim da tutela, ma, como não existe, substituímo-nos porque o que nos interessa é ajudar os criadores e a raça ovina”.
Neste momento, segundo Luís Fernandes, a doença está já espalhada um pouco por todo o concelho. “É preocupante e foi isso que nos levou a tomar, imediatamente, esta medida”.
A doença da Língua Azul, ou Febre Catarral Ovina, já estará presente em mais de 30 explorações do concelho de Vinhais, segundo apontou o presidente da câmara.

Sem comentários:
Enviar um comentário