terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Bragança - Associação Entre Famílias ameniza o Natal com cabazes de alimentos

Visitas a casa de idosos isolados nas residências é o próximo projecto que vai avançar
Juliana Matias, 23 anos, foi uma das contempladas com um cabaz de Natal da Associação Entre Famílias, em Bragança, que no passado dia 15 de Dezembro entregou três dezenas de sacos com produtos alimentares básicos, durante uma festa para os utentes que participam nos ateliês pedagógicos. A jovem mãe de dois filhos, grávida de um terceiro, luta com dificuldades económicas porque o marido está desempregado.

A crise bateu-lhe à porta e foi procurar ajuda naquela associação que lhe faculta ainda formação e apoio enquanto grávida. “A vida está difícil e qualquer ajuda é bem-vinda”, explicou Juliana Matias. Até ao Natal vão distribuir cerca de 90 cabazes, revelou Francisco Alves, presidente da Associação Entre Famílias, que tem registado uma maior procura de apoio parte de carenciados, nomeadamente de pessoas que passaram a ter dificuldades económicas por causa da recessão económica. “Vêm mais casos de primeira vez, casos de emergência. Com frequência encontramos pessoas que antes não tinham uma situação financeira deficitária, mas que agora solicitam muito”, referiu o responsável. Em Novembro, apareciam entre três a quatro pessoas solicitando ajuda pela primeira vez. A situação alterou-se em Dezembro a média tem andado pelas seis pessoas.
“Pessoas que tinham uma vida mais ou menos organizada economicamente e sem saber como perderam o poder de compra por causa de problemas relacionados com créditos bancários e agora vêm pedir ajuda alimentar um pouco veladamente”, deu conta Francisco Alves.
A associação tem actualmente 200 inscritos, muitos são idosos, pelo que vão avançar com uma campanha de visita a casa dos seniores que não saem da habitação. “Para ver a situação em que se encontram para posteriormente podermos intervir e encaminhar para outro tipo de instituição”, acrescentou. A associação entrega dois tipos de cabazes, um com 10 e outro com 20 unidades, consoante a situação da família.
Por: Glória Lopes
inmdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário