A Direcção Regional de Cultura do Norte, em parceria com a Iberdrola e junta de Castela e Leão, vai investir cerca de 180 mil euros na recuperação da igreja românica de Algosinho (século XIII), no concelho de Mogadouro.
Segundo o vice-presidente da câmara de Mogadouro, o projeto está englobado numa iniciativa mais vasta, que tem por missão a recuperação do património românico do Norte de Portugal.
"Como a igreja de Algosinho se assume como um dos mais emblemáticos templos do românico na região, integrou este projecto de recuperação de imóveis", acrescentou João Henriques.
A intervenção no templo incide principalmente na cobertura, onde vai ser instalada uma proteção térmica no seu interior para que as pessoas possam assistir com comodidade aos atos religiosos, isto numa zona com grande amplitude térmica.
Para além de reparação da cobertura, as obras vão incidir na lavagem dos granitos das paredes da igreja e nas caixilharias exteriores.
"As obras de recuperação da igreja de Algosinho estão agendadas para o início do próximo ano", garantiu João Henriques.
A igreja românica de Algosinho está classificada como imóvel de interesse público desde 1955.
in:rba.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário