quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Cooperativa de Freixo de Espada à Cinta vira-se para o exterior

A Adega cooperativa de Freixo de Espada à Cinta quer apostar na internacionalização para dar a volta à crise. Num ano em que as vendas estão a cair cerca de 15 por cento, esta poderá ser a forma de recuperar.  Numa altura em que o consumo de vinho está em queda, o presidente da cooperativa aponta a novos mercados, sobretudo europeus, para manter as vendas.“Vamos começar a apostar no estrangeiro. Até aqui não tínhamos excedentes mas, com estes 15 por cento de baixa e com o aumento de vinhos de consumo, que tem a ver com o corte no vinho generoso, a adega está interessada em começar a diversificar para o mercado externo”, explicou José Santos, responsável pela cooperativa freixenista. Os mercados preferenciais estão em “toda a União Europeia”, mas também “nos EUA, China ou Japão”, frisa.José Santos admite que a quebra nas vendas da cooperativa, em 2011, pode chegar aos 500 mil euros.
“As vendas baixaram para toda a gente. Também o sentimos, mais nos vinhos caros do que nos baratos. Ou seja, a crise já está a afectar consumo dos vinhos. Mas é uma coisa mínima, na ordem dos 15 por cento”, sublinha. Com a facturação anual a atingir já valores na ordem dos quatro milhões de euros, a quebra pode, por isso, atingir os 500 mil euros. Mas, para além da quebra nas vendas, também a produção da adega cooperativa de Freixo, que produz o vinho Montes Ermos, baixou este ano.E de acordo com o presidente da cooperativa de Freixo, que também preside à Câmara Municipal, os produtores vão receber menos devido à redução do benefício do vinho e do aumento dos custos de produção.“Sendo certo que as coisas vão estar pior no pagamento aos associados, porque houve uma quebra de 25 por cento no cartão de benefício, e também houve um aumento do preço da aguardente vínica, que subiu 45 cêntimos por litro”, frisa.
Contudo, apesar de admitir que haverá “uma diminuição no valor dos pagamentos”, José Santos garante que “não vai haver diferença na data em que eles serão efectuados aos produtores”.Declarações de José Santos à margem da apresentação dos mais recentes vinhos a chegarem ao mercado.O vinho tinto reserva de 2009 é a grande aposta da cooperativa de Freixo para as compras de Natal.“Achamos que está um grande vinho”, sublinha José Santos.
De facto, a adega freixenista tem ainda grandes reservas, tintos e brancos. “Os correntes também estão bastante melhorados e orgulham a adega cooperativa”, frisa o presidente, que adianta não haver alteração quanto às habituais promoções feitas junto dos distribuidores neste período natalício. “Fazemos as promoções de Natal para que as pessoas possam comprar os vinhos reservas para as ofertas.

Fazemos promoções ao nível dos distribuidores. Oferecermos bónus para poderem fazer bons preços aos consumidores finais”, explica, adiantando que, para já, a cooperativa não tem um objectivo específico. “Mas contamos aumentar as vendas nesta altura”, frisa. Até porque a oferta também é complementada com rosés e brancos. “A gama tem sido melhorada. E o reserva é um vinho que está espectacular.”O leque de ofertas da adega cooperativa de Freixo de Espada à Cinta.
Escrito por Brigantia
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário