sábado, 10 de dezembro de 2011

Diocese de Bragança-Miranda - Igreja jovem em oração com o Bispo


Meditação e Oração em torno da Palavra de Deus uniu jovens na Catedral de Bragança
D. José Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda e o Secretariado da Pastoral Juvenil pretendem congregar em iniciativas conjuntas os jovens dos diferentes movimentos juvenis da diocese, de a modo, em conjunto, fazerem crescer um novo “rasgo missionário” que possa conduzir os jovens escutarem Jesus Cristo. “Os jovens andam à busca do essencial, de razões de esperança, que só Cristo lhes pode dar, e nós queremos ser esses facilitadores do encontro com Cristo”, disse, após a Letio Divina (Meditação e Oração em torno da Palavra de Deus), que teve lugar na Cripta da Catedral de Bragança, no passado 5, congregando cerca de duas centenas de jovens. 
O texto proposto à reflexão dos jovens foi o relato da Anunciação do Anjo a Maria (Lc. 1, 26-38) e a celebração, dinamizada pelo Movimento dos Convívios Fraternos, com cânticos, representações e orações, contou, também, com a animação do Coro Juvenil "Ser Clave". Durante a reflexão e oração D. José Cordeiro falou aos jovens sobre atitude de Maria se colocar à disposição de Deus. “A fé é dar atenção a quem nos chama pelo nome e espera uma resposta”, disse. 
A resposta é premissa de toda a oração: “Eis-me aqui”. No final, o prelado fez votos de que este momento marcasse um “tempo novo, de nova evangelização nesta nossa diocese de Bragança-Miranda”. Um tempo novo, “não só porque envolve os jovens, mas porque vai ao encontro da novidade que é a escuta da esperança, da Palavra, para que essa palavra se torne vida no nosso quotidiano”, explicou. Segundo D. José Cordeiro, o facto de se realizar na Catedral é um sinal para que esta seja cada vez mais a casa de Deus na cidade dos homens. O facto de este encontro ter congregado jovens de diferentes movimentos juvenis católicos foi valorizado pelo Bispo diocesano. 
“O facto de se encontrarem de todos os movimentos, de todos os grupos, é um passo muito importante, para constituirmos um só corpo que é esta Igreja e daqui nascer um novo rasgo missionário para que esta Igreja seja cada vez mais jovem, mais bela e se possível também mais leve, sem o peso das estruturas e sem o peso de muitas cargas negativas que ao longo da história se foram acumulando”. 
D. José Cordeiro valorizou ainda o facto de o número de jovens presentes ter sido significativo. “Não contava com tantos jovens, mesmo assim, dentro da Igreja, isso renova-me também a mim na esperança e, juntamente com o Secretariado da Pastoral Juvenil e Vocacional, que entra em funções, veremos as novas formas de dar continuidade a esta iniciativa”. P. Eduardo Novo, responsável do referido Secretariado, explicou-nos que o grande desafio que agora se impõe é constituir uma ponte entre os diferentes movimentos juvenis, de modo a que, cada um mantendo o seu carisma, o seu ministério, juntos poderem ter uma força maior.
Por: Ana Preto
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário