sábado, 3 de dezembro de 2011

Esperados cinco mil nas Sopas e Merendas


Servir cinco mil refeições é o grande objectivo da organização da quinta edição da Festa das Sopas e das Merendas, em freixo de Espada à Cinta.O certame abriu hoje as portas e prolonga-se até domingo.  Este ano aderiram sete restaurantes, três deles instalados no multiusos da vila.“Penso quer seria um número que iria de encontro às nossas expectativas. Temos bom tempo para este fim-de-semana mas também melhorámos as condições do espaço tornando-o mais cómodo” refere Pedro Mora, vereador da cultura da câmara de Freixo, acrescentado que no certame as pessoas podem também “aproveitar os produtos genuínos rurais e recordar a essência das sopas porque aqui recuperaram-se sabores antigos”.
E para além do tempo, também as estradas podem ajudar a atrair mais visitantes, pois a abertura do IP2 na quarta-feira facilita o trajecto até Freixo de Espada à Cinta.“É mais uma razão os visitantes do norte do distrito virem mais rápido a Freixo e com maior comodidade pois antes era mais complicado”.As sopas são as rainhas da festa, desde as sopas de pão aos caldos.Mas Pedro Mora aponta ainda outros petiscos.“Temos vários petiscos que eram usados nas merendas como é o caso da alheira, do pão e do vinho” afirma. 
Mas também “há espaço para pratos mais elaborados como o cabrito, a lebre e a perdiz que era usada nas merendas de pessoas mais abastadas”.
Amanhã há também um passeio TT, com cerca de 50 inscritos, o único que se realiza em dois dias.
Escrito por Brigantia
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário