segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Torre de Moncorvo - Partidela à moda antiga

O Museu do Ferro e da Região de Torre de Moncorvo acolheu mais uma edição da Partidela Tradicional da Amêndoa.
Trata-se de uma iniciativa histórica, que visa não deixar cair no esquecimento esta tradição. As pessoas reúnem-se e recriam o momento em que a população se juntava ao serão para ajudar vizinhos e amigos na partidela da amêndoa.
Tudo decorreu a preceito. Foram colocados sobre as mesas cestos de amêndoa, cubos de granito e barras de ferro para que os participantes pudessem partir as amêndoas colhidas, este ano, nos jardins do Museu.
Durante a tarde da Partidela, passaram pelo Museu do Ferro para participarem na actividade cerca de 80 pessoas, entre os quais os idosos da Santa Casa da Misericórdia e o Grupo de Escuteiros de Torre de Moncorvo.
Os mais novos aprenderam com os mais velhos como se partia a amêndoa e puderam ver como decorria, antigamente, esta actividade. Os mais velhos ensinaram e recordaram velhos tempos.
E como manda a tradição, no final da partidela o Museu colocou à disposição de todos os participantes uma merenda tradicional.
A partidela da amêndoa contou, ainda, com a animação da Tuna Popular da Lousa, que interpretou alguns temas e animou ainda mais o convívio.
A iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e pelo Projecto Arqueológico da Região de Moncorvo (PARM), através do Museu do Ferro.
A partidela da Amêndoa contou ainda com a animação da Tuna Popular da Lousa que interpretou alguns temas e animou ainda mais o convívio.
A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e pelo Projecto Arqueológico da Região de Moncorvo (PARM) através do Museu do Ferro.
in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário