terça-feira, 18 de abril de 2017

Município de Freixo de Espada à Cinta abre concurso para intervenção de 1,9 milhões de euros no castelo

Já foi lançado o concurso para a intervenção de valorização dos vestígios do castelo de Freixo de Espada à Cinta. A muralha da edificação estava debaixo do solo e foi alvo de escavações arqueológicas nos últimos anos.
Agora foi aprovada uma candidatura de um projecto no valor de 1 milhão e 900 mil euros, financiado a 85 por cento por fundos comunitários, para que as muralhas do castelo possam ficar à mostra.

“A intenção ali é em toda aquela zona à volta do cemitério, que é a muralha do castelo, as pessoas poderem dar a volta e observarem toda a muralha e ficarem com a percepção de tudo o que ali se encontrava antigamente”, adiantou a autarca de Freixo, Maria do Céu Quintas.

Para ser posta em evidência a grandeza do castelo, vão ser edificadas torres em metal a imitar as que integravam o castelo.

“Vão ser postas umas torres em metal junto da muralha, nos sítios onde elas existiam e do tamanho natural que tinham para as pessoas terem a percepção do que era o castelo de Freixo de Espada à Cinta”, referiu.

A obra começará depois de ser aprovada pelo Tribunal de Contas e terá um prazo de execução de 2 anos. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário