Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Rede de Património Cultural Transmontano | Apresentada em Alfândega

Arranca em Alfândega da Fé o projeto que visa promover a valorização e divulgação do património cultural transmontano com a realização da primeira Sessão das Oficina de Conhecimento em Património Cultural.
Trata-se de um ciclo de ações que vão marcar o início de um projeto intermunicipal que resulta de uma parceria composta pelos Municípios de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor, Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana, Direção Regional de Cultural do Norte e Museu do Abade de Baçal. O objetivo é fazer do património histórico-cultural fator de desenvolvimento do território, promovendo a sua preservação, valorização e divulgação.

As Oficinas de Conhecimento em Património Cultural são o primeiro ato visível deste projeto. Uma iniciativa assente na necessidade de formar públicos (desde técnicos, Instituições públicas e privadas, a público em geral) nas várias temáticas patrimoniais, contribuindo para a melhoria das políticas patrimoniais relacionadas com a proteção, inventário, classificação, conservação, intervenção e promoção.

O primeiro ciclo de Oficinas incidirá na "programação e gestão museológica” e será composto por 6 sessões. A primeira é já no dia 27 de abril na Biblioteca Municipal de Alfândega da Fé. Dedicada ao tema: “Gestão Museológica e Requisitos de Qualidade Técnica de Museus”, esta sessão vai ser ministradas por Teresa Mourão, diretora do Departamento de Museus, Conservação e Credenciação da DGPC. A entrada é gratuita a todos que queiram participar, mediante inscrição prévia, através do correio eletrónico geral.amtqt@amtqt.pt ou pelo telefone 278201430.

site da CM Alfândega da Fé

Sem comentários:

Enviar um comentário