Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Dois casos de vespa do castanheiro detectados no concelho de Bragança

Foram detectados esta semana focos de vespa da galha do castanheiro nas aldeias de Salsas e Rebordãos, no concelho de Bragança. A praga foi identificada em castanheiro novos que seriam provenientes do mesmo viveiro em Resende. A informação foi avançada à Brigantia pelo Grão-Mestre da Confraria Ibérica da Castanha e confirmada pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN).
Segundo o responsável da confraria Paulo Hermenegildo estes foram os primeiros casos detectados este ano na região.

“Chegou a informação à confraria de que já foram identificados nestas freguesias casulos instalados. Contactei o director da DRAPN para o pôr ao corrente da situação que acolheu a nossa preocupação e disse que iria colocar no terreno equipas especializada para fazer face ao combate”, referiu o responsável da confraria.

Pensa-se que a vespa terá vindo em vários castanheiros provavelmente de viveiros não certificados. O grão-mestre da confraria Paulo Hermenegildo explica que em ambos os casos detectados suspeita-se que os castanheiros plantados e enxertados no último ano sejam provenientes de um viveiro em Resende, “onde o foco está instalado, o próprio dono já contactou as entidades competentes”.

A vespa encontra-se ainda em formação, daí que esta seja a melhor altura para fazer vistoria aos soutos, principalmente aos novos.

“Apelo a todos os produtos de castanha que passem vistoria aos soutos, em particular às novas plantações, nestas semanas. Procurem ajuda junto das associações, da DRAPN e a confraria ibérica da castanha também está disponível para fazer a ponte com alguns organismos se necessários for e estejam atentos, principalmente nas plantações novas, porque é esta a altura para neutralizar a expansão das vespas, quando os gomos e as novas folhas começam a sair e vê-se uma espécie de casulo e essas galhas têm de ser logo cortadas e queimadas”, lembra Paulo Hermenegildo.

Esta semana fora detectados dois novos casos de vespa da galha do castanheiro no concelho de Bragança.

O responsável pelo serviço regional de agricultura, Manuel Cardoso, garante que o plano de combate à vespa que está em acção está a produzir bons resultados. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário