segunda-feira, 31 de julho de 2017

Festival de Música e Tradição da Lombada recria tradições da vida rural

Uma viagem ao tempo em que a ceifa e malha do trigo eram o quotidiano dos habitantes das aldeias, nesta altura do ano. Foi o que os visitantes do Festival de Música e Tradição da Lombada puderam experienciar este fim-de-semana, na aldeia de Palácios, concelho de Bragança.
Raúl Tomé organiza o festival desde o início e explica que uma das grandes atracções é “a recriação do ciclo do pão, desde a sementeira nos meses de inverno até à ceifa e malha do trigo que todos puderam experimentar durante o festival.”
Manuel João Cubo e Adriano Rodrigues fazem questão de participar no festival que consideram que “tem vindo a crescer e a melhorar desde que foi criado.”      
Também Hernâni Dias marcou presença durante a manhã da segada. Para o presidente do município de Bragança este “é um festival importante para que as tradições não sejam esquecidas.”
Além da recriação do ciclo do pão, fizeram parte do festival várias actividades de origem rural para que os mais novos tivessem contacto com as tradições. Outro dos pontos altos foi o 16º encontro de Gaiteiros e Tocadores do Nordeste, que é já uma das imagens de marca do Festival de Música e Tradição da Lombada, que há 19 anos se realiza na aldeia de Palácios. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário