Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Investigadora mirandelense premiada

Margarida Teixeira
Uma mirandelense de 28 anos venceu o Prémio Roche, de melhor artigo original, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Nefrologia.
O prémio foi atribuído a Margarida Teixeira pela investigação da sua equipa sobre administração de um fármaco num estado precoce da doença renal crónica.
A investigação sobre a administração de um fármaco num estado precoce da doença renal crónica valeu à jovem mirandelense do Instituto Biomédico de Investigação da Luz e Imagem da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, o prémio Roche, no valor de 7500 euros a distribuir pelos onze elementos da equipa que coordena. Margarida Teixeira não esconde a satisfação pelo prémio, mas confessa que não estava à espera de ser o projecto vencedor.
“Eram cerca de 18 trabalhos que estavam a concorrer e todos pensam o mesmo. Mas felizmente a vitória coube-nos a nós e estamos muito satisfeitos.”
Margarida Teixeira explica que esta investigação mostra que o fármaco protege rins e coração numa fase precoce da doença renal crónica.

“Consiste em avaliar um fármaco, que já está a ser usado numa fase tardia da doença. O nosso objectivo era saber de que forma actua no início e de que forma reverte os danos no coração. E conseguimos ver que protege”, explicou.
No entanto, apesar de optimista, a jovem mirandelense alerta que os resultados do estudo ainda não podem, nesta fase, ser extrapolados para o homem.
“Estamos a fazer estudos em animais e ainda é preciso passar uma fase de estudos.”

Margarida Teixeira pretende continuar esta investigação, passando para outro modelo em que permita avaliar de uma forma mais real a doença e tentar perceber o que acontece em outras patologias como o carcinoma da bexiga ou a tuberculose.
Margarida Teixeira premiada pela sociedade portuguesa de Nefrologia. Esta mirandelense de 28 anos tirou licenciatura e o mestrado em Bioquímica, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Actualmente, está a fazer o doutoramento na Faculdade de Medicina naquela cidade do Mondego.
Escrito por CIR

in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário