Freixo de Espada à Cinta vai fazer um desconto equivalente à taxa de IVA nas refeições e em todos os produtos à venda na quinta edição da Festa das Sopas e Merendas. Esta é a grande novidade apresentada pela organização, que este ano também decidiu alterar a data do certame para não colidir com outros eventos realizados na região. As sopas e merendas decorrem de 2 a 4 Dezembro com um cartaz gastronómico diversificado.
O vice-presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta realça que o objectivo é trazer o maior número de pessoas à região. Pedro Sá Mora afirma que o lema “Freixo sem IVA” é uma boa medida para atrair visitantes em tempo de crise.
“Esta vai ser a primeira vez nas Sopas e Merendas que a Câmara Municipal vai lançar a iniciativa ‘Freixo sem IVA’. Nós vamos promover dentro do espaço multiusos, onde vão estar presentes três cozinhas e quatro restaurantes fora do espaço multiusos no concelho de Freixo, e também junto de todos os aderentes, promover que se faça um desconto equivalente à taxa de IVA legal em vigor”, realça o autarca.
A abertura do evento aos restaurantes do concelho é outra das novidades apresentada este ano. Ilídio Mesquita, da Douro Superior- Associação de Desenvolvimento, salienta que esta é uma boa medida para impulsionar a economia local.
“Demos-lhe esta particularidade que foi os quatro restaurantes aderentes fora da tenda e penso que foi uma mais valia. As pessoas que têm alguma dificuldade em movimentar-se porque têm a sua casa em Freixo podem aderir e quem sabe para o ano se não se poderá alargar a outros concelhos. É importantíssimo que neste momento se possa desenvolver e diversificar a economia nesta região”, salienta o responsável.
Este ano a organização também aposta na promoção descentralizada do evento, com acções em Bragança e em Salamanca. Pedro Sá Mora afirma que a Festa das Sopas e Merendas reúne as condições para deixar de ser apenas uma iniciativa local e tornar-se num evento regional.
“A identidade gastronómica que as Sopas e Merendas promovem está tanto em Bragança, como em Mirandela, como em Vila Real e esta matriz pode ser captada por qualquer um destes concelhos e por isso nós vamos fazer duas acções descentralizadas, esta em Bragança e outra em Salamanca, porque achamos que cada vez mais a Festa das Sopas e Merendas é um evento da região”, enaltece Pedro Sá Mora.
Este ano, o orçamento do certame também foi reduzido para cerca de metade. No ano passado a autarquia despendeu 50 mil euros para as Sopas e Merendas, mas este ano o investimento na promoção do evento não deverá ultrapassar os 20 mil euros, dos quais 15 mil euros vão ser financiados pelo PRODER.
Escrito por Brigantia
in:brigantia.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário