Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Transmontano conquista Taça Nacional de Clássicos de Montanha

No automobilismo há um transmontano a destacar-se na modalidade e a trazer títulos para a região.
João Nuno tem 23 anos, é natural de Macedo de Cavaleiros, e conquistou a Taça Nacional de Montanha na categoria de 1300 em Guimarães no passado dia 23 de Outubro. O jovem piloto conseguiu ainda o terceiro lugar na geral no Campeonato Nacional de Clássicos
João Nuno conta como se iniciou na modalidade de forma profissional há cerca de um ano:

“A oportunidade surgiu através do contacto com outros pilotos. Depois este ano a minha tese de mestrado é sobre o sistema de preparação de um automóvel para competição e assim surgiu a ideia de eu participar”.
Mas a entrada no mundo do automobilismo aconteceu aos 12 anos por influência do pai, proprietário de uma oficina de automóveis em Macedo. Na altura João Nuno iniciou-se nas provas de perícia. Ao volante de um mini equipado em casa deu os primeiros passos na modalidade. Aliás foi ao volante de um mini que o jovem piloto triunfou em Guimarães.
João Nuno concluiu a licenciatura em Engenharia Mecânica na FEUP, no Porto, e actualmente faz mestrado em engenharia automóvel. Para competir são necessários apoios. Nesta área o piloto não apresenta queixa até porque garantiu patrocínios. Quanto à parte de manutenção do carro e assistência técnica conta com o pai:
“É uma das partes mais complicadas. Por acaso conseguimos reunir as condições para participar caso contrário era impossível”.
Mas no distrito de Bragança o automobilismo ainda não tem a visibilidade que tem noutras zonas do país. João Nuno espera que no futuro a modalidade sofra algumas alterações no sentido de cativar mais pilotos e público:
“Penso que o futuro do automobilismo em Portugal passa pela alteração de regulamentos de forma a baixar os custos de participação e desta forma trazer mais pilotos para as pistas e mais público. Um bom exemplo é o Troféu desafio único organizado pela FEUP que em apenas três anos de provas conseguir colocar em pista cerca de 300 pilotos diferentes”.
João Nuno confessa-se admirador do conhecido piloto Sebastien Loeb e do português Pedro Salvador. Aos 23 anos é um transmontano em destaque no automobilismo.
in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário