Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Estudantes de Enfermagem de Macau fazem estágios em Bragança


Com o protocolo realizado entre o Instituto Politécnico de Bragança, a Unidade Local de Saúde do Nordeste e a Universidade de Macau, duas estudantes de enfermagem estão há três semanas em Bragança a estagiar no Hospital da cidade.
Sendo um memorando elaborado entre todos os politécnicos com a universidade de Macau, Luís Pais, vice-presidente do IPB, distingue a importância do mesmo. “Estes estágios enquadram-se numa colaboração de longa data com o Instituto Politécnico de Macau. Trata-se de um projecto que não é só do IPB, mas sim de todos os politécnicos de Portugal. Existe um memorando entre os politécnicos e o politécnico de Macau que visa a colaboração e a mobilidade internacional de estudantes”.
Helena Pimentel, directora da Escola Superior de Saúde de Bragança, sublinha a importância destes estágios. “Os estágios são muito importantes. Desde logo os nossos estudantes têm a oportunidade de contactar com estudantes de outros continentes, neste caso, e exercerem uma função e um objectivo que é colaborar na aprendizagem destes tudantes, através de uma orientação tutorial, através de um acompanhamento de maior proximidade. É uma mais-valia para a escola enviar e receber estudantes”.
Ângela Prior, enfermeira directora ad ULS Nordeste, sabe que existem dificuldades, mas diz ser bom para as estudantes a experiência em Bragança. “Este estágio tem características muito peculiares e são diferentes dos outros. O estágio já está a decorrer. Desenvolveram três semanas no contexto de prática clinica de medicina onde tiveram oportunidade de, sobretudo, observar mais do que actuar. Permitiu-lhes uma relação de proximidade com os utentes, sempre supervisionadas pelo professor da escola e acompanhadas pelos profissionais dos serviços”.
Hanne e Pemily, as jovens macaenses, estão a gostar da experiência, tendo apenas problemas a nível de comunicação. “Esta mos a gostar muito do hospital. Os colegas e os pacientes são muito amáveis para nós. Os colegas tentam ajudar-nos a comunicar com os pacientes. Temos dificuldades em comunicar, mas tentamos vários métodos, como a linguagem corporal, a tradutora, mas temos algumas dificuldades. No entanto, estamos muito felizes. Na cidade não há muita gente que fale inglês. Nós não falamos muito bem português, estamos a tentar aprender, mas é muito difícil”.
É a quarta semana das futuras enfermeiras de Macau em Bragança e, num futuro próximo, poderá haver ainda mais intercâmbios entre estudantes de Macau e brigantinos.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário