Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Seleção de estudantes / licenciados para colaboração no projeto europeu Turismo de Conto e Lenda


O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Duero-Douro é uma entidade pública sem fins lucrativos, criada ao abrigo da União Europeia, que agrupa 187 entidades públicas de Espanha e Portugal, para desenvolver projetos que contribuam para melhorar a coesão social, cultural e económica deste território e dos seus habitantes. Na parte espanhola abrange municípios fronteiriços das províncias de Zamora e Salamanca, e na zona portuguesa inclui localidades das regiões do Douro, Beira Interior Norte e Alto de Trás-os-Montes. Integra ainda entidades do conhecimento, como a Universidade de Salamanca e o Instituto Politécnico de Bragança, com as quais colabora ativamente em diferentes iniciativas.

Turismo de Conto e Lenda

O AECT Duero-Douro está a trabalhar num inovador projeto turístico, através do qual pretende reunir o valioso património imaterial destas povoações, baseado em histórias, tradições, mitos e lendas, a fim de difundi-las posteriormente através de rotas turísticas que valorizem todo o acervo cultural do seu território de atuação, criando uma nova atividade económica e emprego local num campo com grande potencial na zona fronteiriça.

O AECT Duero-Douro idealizou o projeto Turismo de Conto e Lenda com o claro objetivo de dar um impulso definitivo ao desenvolvimento turístico deste território que, a pesar dos seus valiosos recursos endógenos, gastronómicos, culturais, hoteleiros e paisagísticos, ainda não conseguiu posicionar-se claramente como destino inovador e de qualidade na Península Ibérica.

Por este motivo, Duero-Douro optou pelo Turismo de Conto e Lenda como insígnia chave dentro da área turística, por ser um projeto inovador e inclusivo, isto é, que agrupa a todos e cada um dos municípios membro do AECT, sem fazer distinções, pois em cada aldeia há uma história, uma lenda que vale a pena ser contada. Além disso, é possível que outras iniciativas já existentes no território se juntem ao Turismo de Conto e Lenda e beneficiem da afluência de visitantes, contribuindo assim para o enriquecimento turístico e cultural do projeto, porque a atividade enoturística, cultural, a gastronomia, a vindima, as rotas paisagísticas, o turismo ativo e de natureza também encerram histórias e tradições que merecem ser descobertas.

Esta iniciativa conta com parceiros de 6 países europeus: Espanha, Portugal, Itália, França, Bulgária e Roménia. Espanha está representada pelo AECT Duero-Douro, tal como Portugal que inclui também a colaboração da Direção Regional de Turismo Norte. A Autoridade Regional de Lazio é o parceiro italiano neste projeto, a Câmara de Comércio e Indústria de Gers assegura a colaboração francesa, o Balkan Cultural Institute Association junta-se ao projeto a partir da Bulgária, e o parceiro romeno é o Entrepreneurship Initiative Group. Esta participação de parceiros europeus dá ao  projeto um alto valor acrescentado, pois permitirá a incorporação de novas formas de

aproveitamento dos recursos endógenos ligados ao turismo, bem como a extrapolação de resultados fora do nosso território de atuação.

Trabalho a desenvolver:

Recolher toda a informação sobre mitos, contos e lendas de todas as povoações que fazem parte do AECT Duero-Douro, através de bibliografia, Internet e contacto com as associações de terceira idade, associações culturais, juvenis e entidades públicas do território.

Condições:

6 vagas para estudantes universitários ou recém-licenciados

Preferencialmente de cursos de história, turismo, sociologia, comunicação, educação social

-3 meses de estágio prático

- Estágio não remunerado

- Cobertura de seguro

- Este estágio não terá equivalência com créditos universitários

- Entrega de certificado de participação

- Trabalho semi-presencial

- Meios técnicos à disposição dos colaboradores na delegação Duero-Douro em

Bemposta (Portugal)

- Tutor que acompanha e supervisiona o trabalho

- Trabalho com uma equipa jovem e internacional

Contacto:

.- Conceição Meirinho
Telefone: 279 578009 / / e-mail: cmeirinho@duero-douro.com

.- Susana Llorente
Telefone: 923 14 15 04 // E-mail: comunicacion@duero-douro.com

Sem comentários:

Enviar um comentário