Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
segunda-feira, 25 de março de 2013
Seleção de estudantes / licenciados para colaboração no projeto europeu Turismo de Conto e Lenda
O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Duero-Douro é uma entidade pública sem fins lucrativos, criada ao abrigo da União Europeia, que agrupa 187 entidades públicas de Espanha e Portugal, para desenvolver projetos que contribuam para melhorar a coesão social, cultural e económica deste território e dos seus habitantes. Na parte espanhola abrange municípios fronteiriços das províncias de Zamora e Salamanca, e na zona portuguesa inclui localidades das regiões do Douro, Beira Interior Norte e Alto de Trás-os-Montes. Integra ainda entidades do conhecimento, como a Universidade de Salamanca e o Instituto Politécnico de Bragança, com as quais colabora ativamente em diferentes iniciativas.
Turismo de Conto e Lenda
O AECT Duero-Douro está a trabalhar num inovador projeto turístico, através do qual pretende reunir o valioso património imaterial destas povoações, baseado em histórias, tradições, mitos e lendas, a fim de difundi-las posteriormente através de rotas turísticas que valorizem todo o acervo cultural do seu território de atuação, criando uma nova atividade económica e emprego local num campo com grande potencial na zona fronteiriça.
O AECT Duero-Douro idealizou o projeto Turismo de Conto e Lenda com o claro objetivo de dar um impulso definitivo ao desenvolvimento turístico deste território que, a pesar dos seus valiosos recursos endógenos, gastronómicos, culturais, hoteleiros e paisagísticos, ainda não conseguiu posicionar-se claramente como destino inovador e de qualidade na Península Ibérica.
Por este motivo, Duero-Douro optou pelo Turismo de Conto e Lenda como insígnia chave dentro da área turística, por ser um projeto inovador e inclusivo, isto é, que agrupa a todos e cada um dos municípios membro do AECT, sem fazer distinções, pois em cada aldeia há uma história, uma lenda que vale a pena ser contada. Além disso, é possível que outras iniciativas já existentes no território se juntem ao Turismo de Conto e Lenda e beneficiem da afluência de visitantes, contribuindo assim para o enriquecimento turístico e cultural do projeto, porque a atividade enoturística, cultural, a gastronomia, a vindima, as rotas paisagísticas, o turismo ativo e de natureza também encerram histórias e tradições que merecem ser descobertas.
Esta iniciativa conta com parceiros de 6 países europeus: Espanha, Portugal, Itália, França, Bulgária e Roménia. Espanha está representada pelo AECT Duero-Douro, tal como Portugal que inclui também a colaboração da Direção Regional de Turismo Norte. A Autoridade Regional de Lazio é o parceiro italiano neste projeto, a Câmara de Comércio e Indústria de Gers assegura a colaboração francesa, o Balkan Cultural Institute Association junta-se ao projeto a partir da Bulgária, e o parceiro romeno é o Entrepreneurship Initiative Group. Esta participação de parceiros europeus dá ao projeto um alto valor acrescentado, pois permitirá a incorporação de novas formas de
aproveitamento dos recursos endógenos ligados ao turismo, bem como a extrapolação de resultados fora do nosso território de atuação.
Trabalho a desenvolver:
Recolher toda a informação sobre mitos, contos e lendas de todas as povoações que fazem parte do AECT Duero-Douro, através de bibliografia, Internet e contacto com as associações de terceira idade, associações culturais, juvenis e entidades públicas do território.
Condições:
6 vagas para estudantes universitários ou recém-licenciados
Preferencialmente de cursos de história, turismo, sociologia, comunicação, educação social
-3 meses de estágio prático
- Estágio não remunerado
- Cobertura de seguro
- Este estágio não terá equivalência com créditos universitários
- Entrega de certificado de participação
- Trabalho semi-presencial
- Meios técnicos à disposição dos colaboradores na delegação Duero-Douro em
Bemposta (Portugal)
- Tutor que acompanha e supervisiona o trabalho
- Trabalho com uma equipa jovem e internacional
Contacto:
.- Conceição Meirinho
Telefone: 279 578009 / / e-mail: cmeirinho@duero-douro.com
.- Susana Llorente
Telefone: 923 14 15 04 // E-mail: comunicacion@duero-douro.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário