Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 24 de março de 2013

Vinhais - Novo espaço para divulgar cogumelos com cursos, exposições e cozinha


Vinhais, em Trás-os-Montes, inaugurou um Centro Micológico com exposição, informação, equipamento interactivo e um espaço dedicado à confecção gastronómica dos diferentes fungos que fazem parte da culinária regional.
O concelho de Vinhais é conhecido de estudiosos da micologia, sobretudo espanhóis, pela grande variedade de cogumelos silvestres, agora transformados numa nova atracção local para turistas e apreciadores.
O novo centro localiza-se no Parque Biológico de Vinhais, uma réplica da fauna e da flora do Parque Natural de Montesinho, que atrai 18 mil visitantes por ano e que espera aliciar mais gente com o novo motivo micológico.
Segundo a coordenadora do projecto, Carla Alves, o concelho é conhecido pela «grande variedade» de cogumelos, havendo quem aponte para «três mil variedades» e é aos vizinhos espanhóis, nomeadamente da Galiza, a quem esta abundância mais chama a atenção.
O centro irá promover cursos, demonstrações culinárias, entre outras iniciativas, estando marcado para o último fim-de-semana de Abril o primeiro evento que já conta com a inscrição de 30 espanhóis, de acordo com a coordenadora.
A partilha do espaço com o parque biológico garante oferta alargada aos visitantes, que podem desfrutar de todos os atractivos locais, inclusive do alojamento típico deste espaço de ecoturismo.
A aposta é levar «mais turistas e apreciadores» a este espaço do concelho de Vinhais que nos meses de verão tem «300 visitantes por dia».
Os cogumelos típicos do outono e da primavera são agora apontados como os atractivos para dinamizar as épocas de procura mais baixa.
O Centro Micológico estará dividido por áreas temáticas, uma dedicada aos habitas dos cogumelos, outra sobre as espécies tóxicas, uma terceira sobre a ecologia dos fundos e espaço também para a gastronomia micológica.
Quem participar nos cursos previstos poderá aprender como se fazem tortas, cremes, crepes, guisados e outros pratos à base dos apreciados fungos.
O centro vai também organizar rotas micológicas com saídas de campo e criou um guia com informação sobre as diferentes espécies para segurança de quem se aventurar na exploração deste recurso natural.

in:cafeportugal.net

Sem comentários:

Enviar um comentário