Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Almoço com Transmontanos em Santarém

Não sei se estou a escrever uma crónica ou a dar uma notícia sobre transmontanos. Anualmente, e pelo vigésimo nono ano consecutivo realizou-se o Festival Nacional de Gastronomia de Santarém. Não é a primeira vez que faço este exercício de registar a presença de transmontanos que marcaram presença e integrados nas actividades do Festival.

E começo com as actividades permanentes. Dois restaurantes representam Trás-os-Montes e Alto Douro: “O Costa” de Vila Real dos nossos amigos Joaquim Costa e o “Académico” de Bragança de António Machado, pontuando respectivamente as carnes Maronesa e Mirandesa. Nos vinhos temos a presença das Adegas Cooperativas de Alijó e do Peso da Régua. Na apresentação e venda de produtos contámos a presença já tradicional da Bísaro de Gimonde dos manos Maria da Glória e Alberto Fernandes. Para adoçar a boca, e a alma, a nossa conterrânea Maria Júlia Sá Rodrigues da Flormêndoa de Torre de Moncorvo.

Durante o Festival, e enquadrado no seu programa, realizou-se o V Congresso Nacional de Gastronomia cujo tema “Os Novos Desafios da Gastronomia para a Hotelaria e Restauração” contou com a participação activa do Duarte Calvão, com várias costelas de Chaves, o Armando Fernandes de Vinhais e eu próprio, no painel sobre a Internacionalização da Cozinha Portuguesa. Participaram ainda no Congresso o António Manuel Monteiro de Torre de Moncorvo com o chefe de cozinha João Escovar de Mirandela e representando o Restaurante “Flor de Sal” de Mirandela que apresentaram “O Azeite como elemento transversal da Cozinha Portuguesa e a participação na Nova Cozinha”; e a Maria do Loreto Monteiro de Bragança com a Clementina Machado do restaurante “Académico” que apresentaram “A Castanha de produto simples até à Alta Cozinha”.

Dia 28 de Outubro o serviço de almoços temáticos foi servido e com o apoio das Escolas de Hotelaria e Turismo de Lamego e de Mirandela.

O dia dedicado a Trás-os-Montes e Alto Douro foi a 31 de Outubro. A refeição foi executada pelo Restaurante “Académico” de Bragança e permitam-me abrir-vos o apetite: Ensopado de Repolgas, Azedos Assados, Castanha Frita, Chouriço, Salpicão, Alcaparras, Azeitonas, Pão de Trigo, Pão de Centeio e Pão de Castanhas, como Entradas. Depois um Caldo de Perdiz, Bacalhau com Castanhas, Duo de Carne Mirandela com os Tradicionais Grelos e Batatas e para terminar em doce, Cavacas de Resende, Doce de Castanhas, Toucinho-do-céu de Murça, Bola Mirandesa e Amoras em Calda. Vinhos Reserva da Quinta do Farfão.

Este dia foi também o Dia da Castanha pois a Sortegel, SA, através do seu administrador Vasco Veiga, garantiu abastecimento a todos os restaurantes do Festival, de Castanha Transmontana e assim todos apresentaram, neste dia, pelo menos um prato com castanhas. Para animação contámos com o Rancho Folclórico e Etnográfico de Mogadouro. Claro que tivemos o apoio e presença do Melchior Moreira com todos os costados de Lamego, e Júlio Meirinhos de Miranda do Douro.

Para encerrar o Festival o grande almoço confeccionado pelas Equipas Olímpicas da Culinária. António Bóia, Capitão da Equipa Olímpica Júnior, é natural de Santulhão concelho de Vimioso bem como o seu irmão Manuel que também é membro das Equipas.

Lá irei eu ser acusado de atrair os transmontanos a Santarém. São estas acusações que nos dão algum gozo e as garantias de manter o prestígio da nossa Terra.

Para o próximo ano há mais. Vão registando nas vossas agendas uma deslocação a Santarém, e com MUITO APETITE.

Virgílio Nogueiro Gomes
in:virgiliogomes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário