quinta-feira, 3 de julho de 2014

Arqueólogos vão estudar a História de Alfândega

O município de Alfândega da Fé quer valorizar mais a história da Vila.
Para isso estabeleceu um protocolo com a Universidade do Minho, de forma a trazer arqueólogos para o terreno que possam ajudar a saber mais sobre o passado de Alfândega. A presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Berta Nunes, explica que ainda há muito trabalho por fazer nesta área. “Temos aqui muito trabalho e vamos investir nesse trabalho. Temos um protocolo com a Universidade do Minho na área da arqueologia. Vai ser um professor especialista na arqueologia da época medieval que vai fazer esse trabalho. Ele próprio disse numa reunião que tivemos que Alfândega era uma das vilas que tinha sido menos estudada”, salienta a autarca. “Vamos começar por fazer prospecções à volta da Torre do Relógio para ver se encontramos coisas que possam elucidar melhor a história da torre”, revela.  
A autarca salienta que o concelho de Alfândega da Fé tem 700 anos e que é importante perceber como, mesmo com algumas dificuldades, a população se fixou nesta zona.
Berta Nunes acredita que no final do Verão os arqueólogos e historiadores . Francisco José Lopes é um dos colaboradores do projecto. 
O professor e historiador alfandeguense está já a preparar uma investigação sobre os forais de Alfândega e pretende publicar até ao final do ano o segundo volume sobre a história desta vila.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário