Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Incêndio ameaça Sítio do Romeu da Rede Natura 2000, em Trás-os-Montes

A Quercus alerta para a ocorrência do incêndio florestal que deflagrou hoje, ao início da tarde, junto da aldeia de Cortiços, no concelho de Macedo de Cavaleiros, ameaçando o Sítio do Romeu da Rede Natura 2000, onde existe o maior sobreiral de Trás-os-Montes. 

O local integra o Sítio de Importância Comunitária do Romeu da Rede Natura 2000, onde ocorre um sobreiral associado a outros habitats e espécies raras como o zimbro, que são muito importantes para a conservação da nossa floresta autóctone.

Têm ocorrido nos últimos anos diversos incêndios em Sítios classificados ao abrigo da Rede Natura 2000, com graves prejuízos ambientais para estas áreas, sem que as autoridades competentes dêem a atenção que estes merecem.

A Quercus considera que existe um desajustamento das medidas públicas de defesa da floresta contra incêndios, nomeadamente a falta de apoio ao investimento aos proprietários, o que contribui para a ausência de execução das acções de gestão da floresta, situação que favorece o risco de propagação dos incêndios no espaço rural e as lamentáveis ocorrências de danos em pessoas e bens.

Considerando o risco de reacendimento, o grande perímetro da área ardida e os valores naturais desta área classificada do Romeu, independentemente do incêndio ser dominado, a Quercus apela às autoridades competentes para que mantenham meios de vigilância activos nos próximos dias.

Lisboa, 16 de julho de 2014

A Direção Nacional da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza

Sem comentários:

Enviar um comentário