Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Capitão de Abril faz doutoramento aos 85 anos

Pezarat Correia defende, na Universidade de Coimbra, tese sobre a descolonização “do ponto de vista do colonizado”
“... Descolonização: do proto-nacionalismo ao pós-colonialismo”. É este o título da tese de mais de 500 páginas que Pedro Pezarat Correia vai, na quarta-feira, apresentar para completar o doutoramento em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra. Aos 85 anos, o capitão de Abril não arrumou as armas. “Sou incorrigível. Devia estar descansadinho e resolvi meter-me nesta aventura”, disse ao Expresso.

Três anos de trabalho para redigir a tese, mas acima de tudo “um percurso completo de vida” que passou por uma carreira militar e duas comissões em Angola. Foi, aliás, a partir de Luanda que Pezarat Correia participou no plano de operações do 25 de Abril. Foi lá que dirigiu como representante do MFA o processo que levou à independência do país.

A experiência militar na ex-colónia serve de base para o ‘estudo de caso’ que fundamenta a tese. A descolonização angolana é apresentada como um exemplo paradigmático da forma como Portugal conduziu o processo de independência dos territórios ultramarinos, mas a principal novidade é a intenção do autor de se colocar “do ponto de vista do colonizado, que é o verdadeiro protagonista de todos os processos de descolonização, desde a luta pela libertação à independência, e até mesmo em todas as contradições que advêm da construção e afirmação dos novos países”, diz Pezarat Correia.

O orientador da tese do antigo capitão de Abril é o deputado bloquista e professor universitário José Manuel Pureza, que confessa a sua “enorme satisfação pessoal” por ter acompanhado este trabalho, mas se recusa a fazer mais comentários antes da prestação desta prova académica. A defesa do doutoramento será feita na próxima semana e entre os convidados para assistir à cerimónia contam-se vários ex-militares ligados ao 25 de Abril. Entre eles está António Ramalho Eanes que, também em 2006, completou o doutoramento, mas na Universidade de Navarra. O antigo Presidente da República tinha 71 anos e defendeu uma tese sobre “Sociedade Civil e Poder Político em Portugal”.

Sem comentários:

Enviar um comentário