Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

𝐇𝐨𝐮𝐦𝐞𝐧𝐚𝐢𝐠𝐞 𝐝𝐞 𝐥 𝐂𝐮𝐧𝐜𝐞𝐢𝐥𝐡𝐨 𝐝𝐞 𝐌𝐢𝐫𝐚𝐧𝐝𝐚 𝐝𝐞 𝐥 𝐃𝐨𝐮𝐫𝐨 𝐚 𝐄𝐜̧𝐚 𝐝𝐞 𝐐𝐮𝐞𝐢𝐫𝐨́𝐬


 Hoije, la Cámara de Miranda de l Douro ajunta-se a todo l paíç para honrar la memória eimortal de Eça de Queirós, un de ls maiores búltios de la nuossa lhiteratura, cuja obra arrepassa l tiempo i las frunteiras. La trasladaçon de las sues sobras mortales pa l Panteon Nacional speilha l reconhecimiento de la sue einestimable cuntribuiçon pa la cultura i l pensamiento crítico pertueses.

Miranda de l Douro, tierra de cultura i tradiçones, sinte muita proua por houmenagear este génio lhiterairo, que soubo agarrar la miolha de Pertual i splanchá-la na ounibersalidade de la lhiteratura mundial. Que la sue obra siga anspirando geraçones i que l sou eisemplo mos faga lhembrar siempre de l’amportáncia de la lhibardade de pensamiento.

Cun fonda admiraçon i eiterna gratidon,

𝐿 𝐶𝑢𝑛𝑐𝑒𝑖𝑙ℎ𝑜 𝑑𝑒 𝑀𝑖𝑟𝑎𝑛𝑑𝑎 𝑑𝑒 𝑙 𝐷𝑜𝑢𝑟𝑜

-----------------------

𝐇𝐨𝐦𝐞𝐧𝐚𝐠𝐞𝐦 𝐝𝐨 𝐌𝐮𝐧𝐢𝐜𝐢́𝐩𝐢𝐨 𝐝𝐞 𝐌𝐢𝐫𝐚𝐧𝐝𝐚 𝐝𝐨 𝐃𝐨𝐮𝐫𝐨 𝐚 𝐄𝐜̧𝐚 𝐝𝐞 𝐐𝐮𝐞𝐢𝐫𝐨́𝐬

Hoje, o Município de Miranda do Douro junta-se a todo o país para honrar a memória imortal de Eça de Queirós, um dos maiores vultos da nossa literatura, cuja obra transcende o tempo e as fronteiras. A transladação dos seus restos mortais para o Panteão Nacional simboliza o reconhecimento do seu inestimável contributo para a cultura e o pensamento crítico portugueses.

Miranda do Douro, terra de cultura e tradições, orgulha-se de homenagear este génio literário, que soube captar a essência de Portugal e projetá-la na universalidade da literatura mundial. Que a sua obra continue a inspirar gerações e que o seu exemplo nos lembre sempre da importância da liberdade de pensamento.

Com profunda admiração e eterna gratidão,

𝑀𝑢𝑛𝑖𝑐𝑖́𝑝𝑖𝑜 𝑑𝑒 𝑀𝑖𝑟𝑎𝑛𝑑𝑎 𝑑𝑜 𝐷𝑜𝑢𝑟𝑜

Sem comentários:

Enviar um comentário