Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 14 de julho de 2017

IPB acolhe III Congresso Ibero-americano de Empreendedorismo, Ambiente e Tecnologia e discute dupla diplomação

O Instituto Politécnico de Bragança recebe desde quarta-feira e até hoje o 3º Congresso Ibero-Americano de Empreendedorismo, Energia, Ambiente e Tecnologia (CIEEMAT) Um dos pontos altos do encontro foi a discussão sobre o balanço do projecto “Plataforma Internacional de Dupla Diplomação”, que já decorre há 3 anos e une mais de 30 instituições de ensino superior de toda a Europa e Brasil e que consiste num plano de intercâmbio internacional de alunos das faculdades parceiras, a fim de desenvolver projectos de investigação em conjunto, nas mais diversas áreas. Depois de estudarem no país de origem e no estrangeiro recebem dois diplomas. 
Luís Pais, vice-presidente do IPB, e gestor do projecto destaca o sucesso da dupla diplomação numa instituição que tem como uma das apostas fortes a internacionalização.

“Hoje em dia ao fim de três anos de dupla diplomação todos os trabalhos que surgem já não são em resposta a um professor do IPB, as propostas já resultam de um conhecimento mútuo dos professores de ambas as instituições, de forma a que façamos um casamento de interesses de investigação”, salientou.

Carlos Henrique, reitor do Centro Federal de Educação Tecnológica, no Rio de Janeiro, é um dos apoiantes deste projecto que diz em tudo ser mais completo e vantajoso para os estudantes que os restantes programas de mobilidade e que apresenta uma garantia de qualidade também maior.

“A dupla diplomação é mais trabalhada e tem pré-requisitos que não podem ser deixados de lado, as disciplinas estão pré-estabelecidas, não pode reprovar, é mais exigente para que a qualidade seja mantida nas duas instituições”, destacou.

Estudante de Engenharia Ambiental na Universidade do Paraná, Gleice Santos participa na plataforma de dupla diplomação e no final deste ano terá um diploma brasileiro e um português, que também vale como diploma europeu. Para a estudante esta foi uma boa aposta para o futuro.

“Estou a finalizar o meu mestrado e foi muito interessante, tivemos de fazer algumas matérias para complementar o que tínhamos feito lá e co-validar nos dois países. Uma das maiores vantagens do programa é as portas que abre, podemos trabalhar tanto no Brasil, como aproveitar as oportunidades que surgem aqui”, referiu a aluna.

João Vítor Macome também é estudante brasileiro em Dupla Diplomação e quando decidiu ingressar neste programa tinha já a ideia de poder ficar a trabalhar na Europa no final do curso. O estudante garante que a experiência do IPB tem sido muito positiva e considera que a instituição abre muitas portas aos seus alunos.

“Já vim com o pensamento de continuar a minha vida aqui em Portugal ou em outro local da Europa, tanto que estou quase a conseguir um estágio erasmus em Espanha”, referiu o aluno.

O CIEEMAT engloba um conjunto de áreas temáticas, e é um ponto de encontro entre profissionais, investigadores, professores e estudantes dos países Ibero-Americanos, num fórum que reforça o perfil internacional do IPB e das restantes instituições envolvidas. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário