O Festival de Música e Tradição da Lombada regressa à aldeia de Palácios entre os dias 28 e 30 de Julho.
Foi apresentado ontem o cartaz que da 19ª edição que ao longo de três dias vai recriar actividades e vivências antigas da vida rural.
Raúl Tomé, presidente da Associação Cultural e Recreativa de Palácios, que organiza o festival, explica que a organização se preocupa em preservar cinco aspectos, que considera importantes e que são a mola impulsionadora de um festival, que conta com a participação de todos os habitantes da aldeia
“O ciclo do pão, os trajes, o artesanato, a gastronomia e a música. Os dois últimos são a mola impulsionadora deste festival. Para a realização deste festival a organização conta com o trabalho de toda a aldeia “que adere em força e cada um com o seu trabalho torna possível que todos os anos se continue com esta que é já uma tradição.”
Este é um festival que sobrevive, dos patrocínios e principalmente do apoio da câmara de Bragança. Na sessão de apresentação, Hernâni Dias, presidente do município destaca que é “necessário não deixar cair no esquecimento as tradições da vida rural e por isso é importante juntar a tradição à inovação, regressando às raízes e memórias de forma a valorizar as vivências dos mais velhos.”
O apoio da câmara municipal ronda, este ano, os três mil euros. Uma feira de artesanato e produtos da terra, refeições comunitárias, visitas ao moinho de água, museus rurais e monumentos da região, vão fazer parte destes 3 dias em que os visitantes também podem ver uma recriação do ciclo tradicional do pão, os toques de sino e vários momentos musicais no Festival de Música e Tradição de Lombada, que vai agitar a aldeia bragançana de Palácios nos dias 28, 29 e 30 de Julho.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário