SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também... (Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
segunda-feira, 7 de janeiro de 2019
Salsas inaugura escultura e painel de azulejos de homenagem aos caretos
Este sábado e domingo, Salsas recebeu a festa dos reis, que tradicionalmente se celebra com caretos.
Foto: CMB
Mas houve mais mascarados em desfile nas ruas da aldeia do concelho de Bragança e a celebração ficou marcado pela inauguração de uma Escultura do Careto de Salsas e de um Painel de Azulejos na antiga estação de comboios. Trata-se do resultado de um projecto apoiado pelo orçamento participativo apresentado por Filipe Caldas. “A nossa identidade tem a ver com o passado e também manter as tradições bem vidas para o futuro. Como o comboio já desapareceu no início dos anos 90, em vez de deixarmos degradar a estação, recuperámo-la e toda a envolvente, tendo criado um museu sobre os caretos que são o ex-libris aqui da freguesia”, destacou. O processo de musealização do espaço da antiga estação começou há 5 anos. Segundo o presidente da junta de salsas, Pedro Zoio, os elementos que agora se juntam ao museu do careto potenciam a atracção de visitantes. “Já tínhamos transformado esta antiga estação num museu e surgiram estas obras como forma de aumentar o nosso espólio, ainda não éramos dotado de muito equipamento para oferecer ao turista mais qualidade e dar a conhecer ao turista o que temos de melhor”, afirmou. O presidente do município de Bragança, Hernâni Dias, considera que as tradições dos caretos têm já atraído alguns visitantes, mas há potencial para fazer com que mais pessoas visitem a região. “Acho que a promoção e a forma como temos trabalhado tem vindo a trazer gente para as mossas terras por esta época. Mas a verdade é que não conseguimos objectivamente ter um roteiro de três ou quatro dias para os turistas fazerem, porque o facto de estas festas serem bastante fechadas e restritas impede-nos de fazer este trabalho”, disse o autarca. O projecto inaugurado este sábado contou com um investimento de 42 mil euros, no âmbito do orçamento participativo de Bragança.
Escrito por Brigantia Jornalista: Olga Telo Cordeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário