Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
Centro Cultural Adriano Moreira (2010)
O Centro Cultural Adriano Moreira, designação que passou a ser dada, a partir de 5 de outubro de 2010, ao Centro Cultural Municipal, constitui o mais relevante equipamento cultural da região. Encontra-se instalado no antigo Colégio dos Jesuítas. Com a expulsão desta congregação, em 1759, pelo marquês de Pombal, albergou, posteriormente, o Seminário Diocesano, alojou entre 1853 e 1968 o Liceu Nacional, e entre 1968 a 1995, a Escola Preparatória Augusto Moreno.
|
Centro Cultural Adriano Moreira |
Recuperadas as instalações pelo Município em 2004, aí se encontram a Biblioteca Municipal, a Biblioteca Adriano Moreira – com dezassete mil livros doados por aquele mestre, bem como as suas condecorações e vários diplomas e vestes académicas –, a Academia de Letras de Trás-os-Montes, o Conservatório de Música, Salas de Exposições e o Espaço de Memória da Cidade.
Título: Bragança na Época Contemporânea (1820-2012)
Edição: Câmara Municipal de Bragança
Investigação: CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade
Coordenação: Fernando de Sousa
Sem comentários:
Enviar um comentário