Os contratos foram assinados ontem, num investimento de cerca de um milhão 700 mil euros. Segundo o presidente do IPB, Orlando Rodrigues, o reconhecimento internacional do politécnico na área científica tem sido motivo de atracção. "Esse reconhecimento tem permitido atrair muitos investigadores internacionais e financiamento. Estamos a obter muito financiamento europeu. A dinâmica de crescimento de investigação está a ser muito rápida".
O financiamento foi obtido através do Programa Operacional do Norte, que visa o incentivo à contratação de recursos humanos qualificados. Em todo o interior foram aprovadas 100 candidaturas, 4 no concelho de Bragança, duas de empresas e duas do IPB. A secretária de Estado da Valorização do Interior esteve na assinatura dos contratos. Isabel Ferreira destacou a importância da contratação de mais pessoas no interior. "São números muito significativos, quer em termos de investimento quer em termos de criação de postos de trabalho. Temos que começar a ver os resultados deste investimento e das consequências da contratação destas pessoas e de outros recursos humanos qualificados, assim como o impacto que têm no território".
O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, António Cunha, também esteve presente e realçou que as empresas devem na qualificação dos recursos humanos, essencial para o desenvolvimento da região. "A aposta no capital humano é fundamental para qualificar empresas e instituições, assim como para a própria relação de inovação entre as empresas e entidades se fazer".
O Instituto Politécnico de Bragança viu ainda aprovados mais cinco financiamentos, cada um na ordem dos 200 mil euros, e que serão aplicados em novos projectos centrados na inovação das empresas.
Em Setembro volta a estar aberto o aviso do Portugal 2020 para incentivar o investimento empresarial e a inovação produtiva nos territórios do interior.
Sem comentários:
Enviar um comentário