segunda-feira, 19 de julho de 2021

Livro sobre “Pintura mural: a raia transmontana no século XVI” vai ser apresentado em Torre de Moncorvo

 “Pintura mural: a raia transmontana no século XVI” - com autoria de Joaquim Inácio Caetano - identifica, descreve e carateriza - formal e tecnicamente - 35 dos principais núcleos de pintura mural do nordeste de Portugal.


LIVRO “Pintura mural: a raia transmontana no século XVI  ”, número nove da coleção Património a Norte, será apresentado no dia 22 de julho, pelas 17h00, na Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo.

A sessão terá apresentação de Francisco José Lopes, e contará com a presença da Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro, e do Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves.

“Pintura mural: a raia transmontana no século XVI” – com autoria de Joaquim Inácio Caetano – identifica, descreve e carateriza – formal e tecnicamente – 35 dos principais núcleos de pintura mural do nordeste de Portugal.

Distribuídos por 4 concelhos – Miranda do Douro, Mogadouro, Alfândega da Fé e Torre de Moncorvo -, com paralelos formais e estilísticos na “raia” espanhola, o leitor é levado a conhecer os locais, as técnicas, as “oficinas”, a estética, a simbologia e o imaginário associado a este fenómeno cultural, artístico, religioso e popular tão marcante da “raia” transmontana de século XVI, constituindo-se hoje como uma das maiores heranças culturais comuns entre Portugal e Espanha.

A exemplo das restantes publicações da Coleção Património a Norte, também a publicação “Pintura mural: a raia transmontana no século XVI” é enriquecida com a disponibilização de vários conteúdos multimedia, pelo que a presente revista inclui a oferta de óculos de realidade virtual, visando otimizar a experiência dos leitores.

“Pintura mural: a raia transmontana no século XVI” vem complementar duas publicações já anteriormente editadas nesta Coleção: o segundo número versa sobre “A Pintura Mural no Museu de Alberto Sampaio”; enquanto o quarto número é dedicado ao tema “Pintura mural: intervenções de conservação e restauro”.

“Pintura mural: a raia transmontana no século XVI” é publicado no âmbito do projeto PATCOM – Património em Comum, numa parceria da Direção Regional de Cultura do Norte e a Direção-Geral de Património da Junta de Castilla y León, o qual visa o estudo, valorização e divulgação do património em comum na zona raiana entre Trás-os-Montes e Castela e Leão.

Sem comentários:

Enviar um comentário