segunda-feira, 19 de julho de 2021

Matiz leva os ensinamentos básicos sobre saúde mental a todo o distrito

 A Matiz - Associação para a Promoção da Saúde Mental, com sede em Mirandela, acaba de apresentar um projecto pioneiro, de abrangência regional


A ideia é percorrer os 12 concelhos do distrito, ajudando a população a saber mais sobre saúde mental. Outro dos objectivos passa por quebrar o estigma, muitas vezes, associado e consequente discriminação.

Segundo a coordenadora do projecto e fundadora da IPSS, há demasiadas pessoas em sofrimento psicológico que não estão a aceder aos cuidados certos de saúde, por vergonha ou desconhecimento. Sara Araújo também considera que há várias pessoas que não conseguem identificar sintomas e sinais, assim como há outras que podem não saber como ajudar quem está com este tipo de problemas. “Os problemas na área da saúde mental têm sido falados, com outra notoriedade. Neste sentido, é preciso estar junto da população para poder ajudar a promover mais informação nestes domínios e desconstruir o estigma associado nestas matérias. O estigma, relativamente aos problemas da saúde mental, é dos principais obstáculos para a possibilidade de as pessoas poderem recorrer e serem ajudadas e ajudar alguém. Nós nunca temos uma saúde mental igual ao longo da vida, há momentos em que precisamos de ajuda, em que as coisas se expressam de determinada maneira. Lidar com isto de uma forma normalizada, desprovida de estigma, é uma coisa muito importante”.

A nível europeu, Portugal apresenta das mais elevadas taxas de prevalência de doenças mentais.

Com o “Fora da Caixa: (Re)Pensar a Saúde Mental”, a Matiz prevê identificar também as necessidades que há no distrito. Assim, vão acontecer acções de sensibilização nos 12 concelhos, bem como acções de formação de técnicos, que tenham interfaces de actuação com esta área. “Isto é um projeto de âmbito regional, que tem como objectivos promover a literacia em saúde mental, junto da população em geral, e capacitar técnicos e profissionais das redes sociais e de outras redes, que, muitas vezes, estão na linha da frente da identificação desta problemática. Vamos dar formação a três grupos de técnicos para que melhor possam identificar, agir e intervir nestas matérias”.

Na sessão de apresentação do projecto, na sexta-feira, esteve presente a vereadora da câmara de Mirandela, cujo um dos pelouros é o da saúde. Vera Preto destacou que o município tem apostado em apoiar vários projectos deste tipo, para que o cenário se vá alterando. “Neste momento, temos esta parceria, desde 2017, com a associação Matiz. Dentro dos outros projectos, que temos desenvolvido, sempre com o objetivo da proximidade, sempre com a grande preocupação da literacia em saúde, temos também o apoio ao “Café Memória”, que é um projecto piloto em toda a nossa região, que está mais direccionado para as demências. Temos neste momento, na rua, a nossa “Mais Saber, Mais Saúde”, que é uma viatura que tem o objectivo de proximidade e de apoiar as pessoas naquilo que elas necessitam e encaminhá-las para os cuidados de saúde que existem no concelho e no distrito”.

O projecto, co-financiado pela Direção Geral da Saúde, estará no terreno até Outubro do próximo ano.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário