quinta-feira, 22 de julho de 2021

Docente do IPB eleito o melhor do mundo em watersports

 O investigador do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Tiago Barbosa, foi eleito o melhor do mundo em watersports, pelo segundo ano consecutivo, pela Expertscase, uma organização americana que cria rankings de experts em disciplinas médicas, biomedical e áreas afins (incluindo desporto).
Tiago Barbosa
"Como docente, a minha função é lecionar, fazer investigação e prestar serviços no IPB e à comunidade externa. Eu leciono biomecânica e durante muitos anos lecionei atividades aquáticas no IPB.

A minha investigação centra-se na modelação e predição do rendimento em desportos cíclicos e fechados onde a 'performance' é medida pelo tempo dispendido para cumprir uma dada distância", explicou Tiago Barbosa, ao Mensageiro.

O investigador desempenha ainda funções na Federação Internacional de Natação Amadora, onde tem assento no comité para a restruturação das competições e o desenvolvimento do desporto a nível mundial.

É, ainda, diretor da Federação Portuguesa de Natação para o controlo e avaliação do treino e apoio ao alto rendimento.

"Portanto, de alguma forma, toca os três vértices do meu trabalho, dado que existem vasos comunicantes entre todos eles", explicou Tiago Barbosa.

O investigador mostrou-se "satisfeito" com esta distinção mas enaltece o trabalho de toda a equipa que o acompanha.

"O dia em que se recebe a notícia é sempre de satisfação. Mas este é o reconhecimento do trabalho de uma equipa apesar de um nome individual aparecer em primeiro lugar. Não é possível fazer investigação com impacto internacional sem uma equipa coesa, motivada, com paixão pela ciência e pelo desporto", disse.

Esta distinção traz ainda reconhecimento adicional ao próprio Politécnico de Bragança.

"No IPB existe um conjunto de áreas científicas que tem grupos de investigação de referência internacional. São um dos pilares que permite o IPB afirmar-se como uma instituição de ensino superior politécnica que se diferencia no panorama nacional. Da nossa parte, tentamos dar o nosso humilde contributo, estando cientes que as ciências do desporto são uma área de nicho", concluiu Tiago Barbosa.

António G. Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário