Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 13 de março de 2024

Autarca de Vinhais acredita que construção da estrada pode ajudar a combater desertificação mas não é suficiente

 O concelho de Vinhais é o quarto do distrito de Bragança que mais gente perdeu, nos últimos anos, segundo os Censos de 2021

O presidente da câmara acredita que o cenário vai mudar com a requalificação da estrada que liga a vila a Bragança. Ainda assim, Luís Fernandes, que diz que esta obra é de extrema necessidade, reforça que o Estado Central tem que fazer muito mais por estes territórios. Estradas apenas não chegam. “Devia criar condições a nível fiscal que permitisse quem vive nestas regiões ou empresas que se fixem nestas regiões tenham benesses, formas eficazes para elas se fixarem e também deslocalizar serviços do poder central para estes territórios, não faz sentido concentrá-los no Porto, na CCDR-N, ou em Lisboa”, frisou.

Declarações de Luís Fernandes, numa altura em que acaba de abrir o procedimento concursal para a requalificação da estrada que liga Vinhais e Bragança. O concurso está aberto até ao dia 15 de Abril.

O autarca diz-se satisfeito por ver finalmente as coisas a acontecer, depois de tanta espera. “Significa o concretizar de algo que há muito estávamos à espera e, portanto, finalmente se começa a ver luz para essa obra também ansiada e justa para as pessoas do concelho de Vinhais e para quem usufruir dela”, disse.

Esta será a primeira fase da requalificação da estrada, para a qual estão aprovados 24 milhões de euros, sendo que a obra tem um financiamento total de cerca de 37 milhões.

A requalificação da estrada tinha um financiamento de 31 milhões de euros, do Plano de Recuperação e Resiliência, mas a verba foi reforçada, em Janeiro, sendo que agora há quase 37 milhões para a concretizar.

Prevê-se que a obra esteja concluída em 2026.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário